O Windows 8, da Microsoft, alcançou 3,31% de participação no mercado de sistemas operacionais em março, segundo medição da Net Applications. Embora baixo, o percentual mostra que a nova versão do sistema vem ganhando espaço, num ritmo estável. O aumento foi de 0,52 ponto percentual na comparação com o mês anterior.
Apesar da chuva de críticas que recebeu inicialmente por causa dos recursos, aos poucos o Windows 8 parece que começa a cair no gosto do mercado e do usuário de PCs e a substituir o Windows 7, que nos três meses teve uma perda de 0,63 ponto percentual de participação de mercado, fechando março com 44,73%. Em janeiro, o Windows 7 registrou seu primeiro mês de queda de market share, logo após ultrapassar a marca de 45% pela primeira vez.
A versão do Windows XP acumula 37,73% de participação, enquanto o Windows Vista possui 4,99% de market share. Assim, somadas todas as versões, o Windows permanece hegemônico entre os sistemas operacionais para computadores, com 91,89% contabilizados em março — 0,27 ponto a mais em relação ao mês anterior.
O sistema operacional do Mac OS, da Apple, alcançou 6,94% de participação, queda de 0,23 ponto percentual na comparação mensal. O Linux, que terminou março com 1,17% de participação, também registrou recuo, de 0,04 ponto percentual.