No dia 7 de junho vai acontecer a eleição para o parlamento europeu que terá sua apuração informatizada. O Ministério do Interior contratou a Indra para executar e gerir essa tecnologia. A companhia vai implantar o serviço colégio administrado eletronicamente (CAE) nas mesas de Lleida, Pontevedra e Salamanca, além de utilizar Centros de Recepção (PDAs) para a transmissão de dados dos colégios para os centros de recepção.
O CAE permite a informatização das tarefas a serem realizadas pelos membros das mesas eleitorais durante o processo, além de possibilitar a identificação dos eleitores, a gestão dos documentos gerados e a transmissão dos dados de constituição e participação. Com o serviço, pode-se imprimir as cédulas no local à medida que seja necessário.
Ao final, a ferramenta realiza o recalculo das cédulas mediante a leitura de seu código de barras e envia os dados ao dispositivo de transmissão de resultados do colégio eleitoral para os PDAs. Também serão colocados à disposição dos cidadãos e dos meios de comunicação, múltiplos canais de divulgação de dados como serviços de mensagens SMS ou web de resultados, com acesso por meio de dispositivos móveis para seguir a apuração em tempo real.