O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) aderiu à solução CONSIST FlexSI para melhorar as ações de regulamentação e fiscalização da atuação dos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia.
O projeto teve início em dezembro de 2007 e foi dividido em cinco fases: planejamento, instalação, implementação de modelos multidimensionais, automatização da carga de dados (ETL) e capacitação dos usuários. Foram desenvolvidos 50 modelos, que, atualmente, têm volume aproximado de 10 milhões de registros.
Segundo Fátima Freiria, gerente do projeto de superintendência de planejamento, gestão e tecnologia do Conselho, os gestores podem navegar nas informações, variando a forma de análise em tempo real, desde uma visão mais consolidada dos dados até uma visão mais detalhada. "As formas de apresentação das informações e geração de relatórios em MS Excel e PDF são facilmente personalizadas de acordo com o perfil do usuário, o que permitiu que a solução agilizasse a tomada de decisão e contribuísse para o aumento da produtividade", diz.
Outro aspecto citado foi a otimização do uso dos recursos humanos de TI, já que a equipe de desenvolvimento, que recebia um volume significativo de pedidos de relatórios estatísticos, passou a ter maior disponibilidade para novos projetos.
Os usuários não têm a tarefa de fazer a alimentação manual dos dados. O foco está na análise das informações e na tomada de decisão. Os dados oriundos de sistemas que já estavam em uso no instituto foram extraídos, transformados e carregados para a solução por meio de tarefas automatizadas. O administrador é avisado por e-mail ao final da carga, tanto nos casos de sucesso quanto na ocorrência de alguma anormalidade no processo de alimentação dos modelos.