A Ford desenvolveu e implantou a primeira plataforma de comunicação de Recursos Humanos para smartphones do setor automotivo. O HR Mobile é um aplicativo web, com versão móvel, que traz informações sobre serviços para os funcionários, como cardápio semanal do restaurante, telefones úteis (ambulatório, bombeiros etc.), calendário de trabalho, notícias de interesse geral, convênios da Ford com instituições de ensino e horários dos ônibus internos.
A plataforma, desenvolvida para as unidades brasileiras, além da Argentina, Venezuela e México, atenderá, nesta primeira fase, cerca de 10 mil empregados das instalações de São Bernardo do Campo, Taubaté, Camaçari e Tatuí. O sistema está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e cada planta da Ford possui um código de login diferente, uma vez que os cardápios, horários de ônibus e telefones mudam de acordo com a unidade.
"A Ford América Latina foi a primeira a lançar o HR Mobile. A região servirá como um piloto desse projeto cujo objetivo é fazer da Ford um ótimo lugar para trabalhar e impulsionar a inovação para o benefício de todos os empregados", disse Carlos Valdez, diretor de HR Mobile da Ford São Bernardo.
A segunda fase do programa visa tornar a página interativa com acesso a, por exemplo, solicitação de férias e outros serviços de RH, mas será necessário criar canais de acesso com login e senha personalizados para cada empregado. "Estamos analisando o retorno dos empregados e a equipe já identificou oportunidades de melhorias, mas a inclusão de novos serviços ocorrerá apenas na próxima fase, que não tem data definida para ser colocada em prática", explica Valdez.
Leandro Carloni, analista de Assuntos Governamentais, afirma que o HR Mobile possui informações úteis. "A interatividade programada para a segunda fase do programa sem dúvida possibilitará mais benefícios", completa explica.
Para a analista de RH da fábrica de motores de Taubaté, Marla Georgia, toda ação de melhoria na comunicação com os empregados é sempre bem vinda, mas o HR Mobile foi uma surpresa positiva. "Achei a ferramenta ótima. A tecnologia está no nosso dia a dia e uma de suas vantagens é a disponibilidade de comunicação. As informações do calendário ajudam muito e a expectativa é enorme para a segunda fase da página. No meu setor todo mundo baixou e aprovou", conta a analista.