As transformações geradas pela inovação tecnológica afetam diretamente as estratégias de negócios das empresas, facilitando e agilizando processos que se traduzem em benefícios de custos e produtividade. Uma prova disso é a velocidade com que as PMEs, antes conhecidamente resistentes à adoção de novas tecnologias, passaram a utilizá-las cada vez mais como aliadas dos seus negócios.
Em momentos de maior dificuldade econômica devido à atual retração, fica evidente a corrida para soluções que contribuam de forma inquestionável para o crescimento econômico das empresas, além de reduzir custos. O modelo de videoconferência em nuvem é um grande exemplo disso.
De acordo com a pesquisa Global View: Business Video Conferencing Usage and Trends, realizada com mais de 1.200 tomadores de decisões, conduzida pela Redshift Research, cerca de 96% das empresas acreditam que a videoconferência é a maneira ideal para vencer as barreiras da distância e melhorar a produtividade entre equipes em diferentes cidades e países. Eles indicam a comunicação por vídeo como uma ferramenta essencial para a realização de negócios.
Para os pequenos negócios não é diferente. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a videoconferência já ultrapassou as barreiras das salas físicas, super tecnológicas, e hoje podem ser feitas de qualquer lugar, de qualquer dispositivo com acesso à internet. E assim como muitas PMEs voltaram os olhos para soluções de compartilhamento de arquivos, softwares e tantas outras tecnologias que vem das nuvens, a videoconferência segue a mesma tendência.
São três pilares básicos, comuns a qualquer negócio e que passam a fazer os olhos dos pequenos empresários brilharem:
1) Simplicidade
Expandir seus negócios pode parecer um desafio assustador para muitas PMEs. Gestão de equipes, manutenção do padrão corporativo e gastos com transportes – todos estes fatores podem ser cruciais na hora de pensar em crescer. Porém com as tecnologias de videoconferência em nuvem, além de aproximar as equipes, é possível estar frente a frente, sem necessariamente estar presente. De qualquer lugar, a qualquer momento, de forma simples, rápida e segura.
2) Qualidade
Com o avanço das telecomunicações e a simplificação da oferta de vídeo, a preocupação com a qualidade da imagem passa a dar lugar a reuniões produtivas, rápidas e efetivas.
3) Preço
No passado, os investimentos em tecnologia muitas vezes significavam um comprometimento no orçamento geral das empresas. Para PMEs, era uma conta simples: ou invisto em tecnologia, ou em pessoas, ou em processos ou em maquinário. Hoje esta realidade mudou e estas empresas podem fazer uso dos recursos que já possuem (internet, notebooks, smartphones) para expandir os seus negócios.
A partir do momento em que é possível popularizar o uso de videoconferências por meio de dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones a empresa oxigena seus grupos de trabalho e amplia o ganho. O grande cerne de tudo é a simplicidade de como chegar em um grupo maior de pessoas e expandir os negócios. Vale citar que o encontro por vídeo pode desempenhar um grande papel na conquista da confiança e na formação de uma sólida relação pessoal ao se realizar negócios no Brasil, onde, é importante lembrar, que as relações pessoais são de extrema importância.
Renato Batista, presidente da NetGlobe.