Quando procurou a SoftwareONE, a Agrofel, uma das principais parceiras dos produtores rurais no Rio Grande do Sul, tinha como objetivo entender qual era a melhor forma de fazer a migração de todo o seu data center on-premises para a nuvem. Esta jornada, entretanto, exigia controle e segurança. E foi por meio do serviço de Cloud Advisory que a SoftwareONE auxiliou a Agrofel a entender como fazer uma transição eficiente para a nuvem, como e quando migrar.
Durante a avaliação do projeto de Cloud Advisory, a empresa passou por quatro etapas-chaves: 1) mapeamento – em que levantou todos os recursos da Agrofel, 2) análise – que mostrou como os recursos estavam sendo usados, 3) avaliação – que identificou o uso correto ou dos recursos e correlação entre cada recurso, e 4) relatório final – um Power Bi completo com todas as informações, prazos e caminho desenhado para a transformação digital. Com uma metodologia para mitigação e redução de riscos, o Cloud Advisory desenvolve um desenho do processo de ponta a ponta, oferecendo ao time de TI a solução com melhor custo-benefício na implementação.
O trabalho foi feito em completa parceria entre a equipe interna Agrofel e o time SoftwareONE. Na etapa de análise do ambiente on-premises, um assessement feito de recurso a recurso para definir o que estava em compliance e se era necessário realizar melhorias ou mudanças. Foram coletados dados dos servidores, serviços, softwares, para entender como cada parte se relacionava. Um resultado imediato dessa fase foi que a equipe de TI obtive informações estratégicas fundamentais para avaliar com o board da empresa os benefícios da migração para Microsoft Azure, a ser realizada nos próximos anos.
Com o Cloud Advisory, a Agrofel entendeu que não havia necessidade imediata da migração para a nuvem e já poderia obter grandes resultados on-premises. Com a revisão de uso do parque tecnológico atual a empresa, foi possível obter uma economia entre 25 a 30% de consumo de data center em relação ao que a empresa gastava anteriormente. Isso levando em consideração a reorganização, a segurança e o backup de acordo com as recomendações do assessment, além de estimar a depreciação de seu parque tecnológico.