Grippon implanta monitoramento no combate às perdas no varejo

0

Com dois mil metros quadrados distribuídos em três andares, a 8ª loja da rede varejista de roupas Grippon, situada em Queimados, no Rio de Janeiro, está equipada com sistema de CFTV de alta definição para segurança interna e monitoramento dos portões e estacionamento, com a finalidade de coibir o roubo de mercadorias e acidentes.

O sistema de CFTV da Avigilon utilizado para a Grippon está formado por 40 câmeras de alta definição, fixas, que especificamente nesta aplicação permitem até quatro cenas simultâneas em cada câmera. Esta customização, de acordo com Alex Ribeiro, gerente de TI da Grippon, é um diferencial importante: “Tivemos uma redução de 50% no custo da infraestrutura ao optarmos pelas câmeras IP panorâmicas de 180º e de 360º de alta qualidade, pois elas utilizam uma única infraestrutura e nos fornecem quatro imagens distintas, sendo assim menos pontos de rede e infraestrutura. Também reduzem o custo da manutenção futura, uma vez que o ambiente concentra 40 pontos para manter e administrar. Além disso, a solução da Avigilon garante qualidade e precisão na imagem, dando-nos mais segurança nos casos de ocorrências”.

Ribeiro garante que “essas vantagens compensam o custo inicial do projeto, que foi mais elevado do que em caso de uso da tecnologia analógica convencional, mas que devido à economia gerada se pagará em, no máximo, dois anos.”

Para o diretor comercial da TecnoComp, Ricardo Perdigão, “essa economia é, certamente, uma das maiores vantagens comerciais da solução aplicada com as câmeras da Avigilon”. Segundo Perdigão, após a conclusão da implantação do projeto, a TecnoComp recebeu da Fukuoka, a construtora responsável pela obra civil da Grippon, um prêmio de reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e das soluções tecnológicas utilizadas.
Neste aspecto, de acordo com Ribeiro, “a equipe de engenharia e suporte da TecnoComp demonstrou sua qualidade e know-how neste mercado, no que diz respeito a infraestrutura e instalações, contando com uma equipe altamente qualificada e apta para implantar o que há de mais moderno no setor de tecnologia.”

Controle nos mínimos detalhes 

A possibilidade de acesso remoto full time e em tempo real é outro benefício alinhado pelo gerente de TI da Grippon às câmeras IP de 180º e de 360º da Avigilon, principalmente porque “não há perda de imagem nem trava o sistema e a transmissão, permitindo a gestão como se estivéssemos na loja”. Justificando suas observações, Ribeiro explica: “no roubo, às vezes, há três ou quatro pessoas envolvidas e se damos o foco em uma delas, perde-se o conjunto e a possibilidade de detectar as demais. Com o sistema Avigilon isso não acontece e temos condições de provar o que aconteceu utilizando o zoom, analisando a cena posteriormente, com qualidade e sem perder nenhum detalhe”.


Segundo ele, os resultados obtidos respondem pela meta da Grippon de implementar um sistema semelhante em outras lojas da rede, como nos centros comercias em construção em Belford Roxo e Pavuna, na capital carioca, que devem entrar em operação em 2012 e 2013, respectivamente.

O sistema de CFTV da Grippon – Nesta unidade da Grippon 40 câmeras de 1 MP e 2 MP fixas, que geram 87 imagens, obtêm o mesmo resultado que seria gerado por 120 câmeras convencionais. No projeto foram utilizadas câmeras dome IP panorâmicas de alta definição com HSDM, permitindo que, a partir de uma câmera, quatro sensores façam cobertura panorâmica (180º ou 360º).

Com lentes pré-focadas e instaladas em fábrica, que dispensam ajustes durante a instalação, as câmeras são à prova de vandalismo, água e poeira, contam com ajuste em três eixos para simples montagem em qualquer configuração e acessórios de montagem para instalação no teto, em caixa elétrica e ambientes externos. O modelo de 180º é indicado para amplos ambientes internos, como, por exemplo, recepções e armazéns. Já uma única câmera de 360º, se colocada no centro de uma sala, permite cobertura simultânea de todo o local. Ambas podem gerar quatro cenas simultâneas consumindo, apenas, um ponto de rede, uma porta de switch e uma licença de software.

Além disso, toda a infraestrutura é PoE (Power over Ethernet), o que gera redução de custos de manutenção e com infraestrutura elétrica para funcionamento do sistema. O centro de controle é remoto e acessado via web.
Merece destaque o fato de que este projeto é uma aplicação prática do conceito de plataforma aberta, pois, além das câmeras Avigilon, foram utilizadas câmeras Speed Dome IP de outro fabricante, que são gerenciadas pelo software Avigilon Control Center. Para tornar isso possível, foram utilizados encoders da Avigilon, que possuem quatro portas e são capazes de suportar padrões NTSC e PAL e formatos Composto, Componente e S-Vídeo, com altas taxas de imagens e gravação de até 30 IPS (imagens por segundo) a resolução de 4CIF para cada porta, num total de 120 imagens por segundo em todas as quatro portas.

A utilização de enconder, aliada ao software Avigilon Control Center, favorece a modernização consciente de uma instalação analógica existente “sem necessidade de substituição total do que está pronto, preservando parte do investimento inicial e incorporando estas câmeras analógicas ao sistema de gravação e gerenciamento digital”, explica Claudinei Maia, diretor comercial da Paris Cabos. O encoder Avigilon ainda apresenta a vantagem de consumir apenas uma porta de switch para cada quatro câmeras analógicas a ele conectadasOs encoders Avigilon possuem controle dinâmico de consumo de largura de banda, entrada e saída de alarmes capaz de sincronizar a gravação e a detecção de movimentos da câmera com o sistema de alarmes do ambiente, além de suporte PTZ e gravação de áudio de alta qualidade a partir de qualquer entrada ou microfone.

Por outro lado, o Avigilon Control Center com HDSM (Gerenciamento de Stream de Alta Definição) é uma premiada solução de gerenciamento de vídeo em rede de alta definição, que oferece alerta total de eventos com detalhamento inquestionável, reduzindo o tempo de resposta. Disponível nas versões Standard ou Enterprise, o Avigilon Control Center é uma plataforma de segurança distribuída em rede preparada para capturar, gerenciar e armazenar vídeo monitoramento multi-megapixel de alta definição, com gerenciamento eficiente de largura de banda e armazenamento. Além disso, grava e gerencia áudio e vídeo de toda a linha de câmeras IP 1 a 29 megapixel. podendo acomodar câmeras analógicas PTZ, câmeras analógicas convencionais, encoders e câmeras IP de outros fabricantes do mercado.

O Avigilon Control Center oferece o melhor sistema de vigilância em Alta Definição da indústria e preserva os investimentos já realizados pelo cliente, oferecendo a oportunidade de construir um sistema híbrido, que permite uma migração financeiramente coerente do analógico para o megapixel. Focado nas necessidades dos profissionais de segurança, o Avigilon Control Center tem uma interface poderosa, intuitiva e fácil de usar, permitindo aos operadores responder e avaliar eventos com eficiência, exigindo mínimo treinamento, e está totalmente traduzido para o português.

A solução foi implementada pela TecnoComp  e materiais da fabricante canadense Avigilon, que são fornecidos pela Paris Cabos, empresa do Grupo Policom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.