Siscoserv entra em operação nesta quarta-feira

0

O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), que vai medir a exportação e a importação de serviços por empresas brasileiras e estrangeiras, entrou em operação nesta quarta-feira, 1º. O projeto segue programação publicada no Diário Oficial em maio.

Na primeira fase, serão registrados serviços de construção, manutenção, reparação e instalação e os serviços postais e de remessa expressa, prestados ou adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas. Os serviços de tecnologia de informação, hospedagem e serviços financeiros, definidos pela Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS), serão  integrados ao Siscoserv até outubro do ano que vem, o que permitirá o detalhamento das estatísticas, identificação dos setores com maior ou menor potencial de inserção internacional e a definição de políticas de estímulo à exportação de serviços

De acordo com as regras do novo sistema, o registro de operações de comércio com o exterior deve ser feito até 30 dias após o fechamento do negócio. Até o fim do ano que vem, contudo, esse prazo foi estendido para 90 dias a fim de permitir a adaptação das empresas.

O preenchimento do Siscoserv será feito online, com certificação digital e procuração eletrônica. Estão livres do registro as empresas que optaram pelo Simples Nacional sem mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços, e os microempreendedores individuais. Além disso, as pessoas físicas que não comercializam habitualmente serviços e não realizam operações em valor superior a US$ 20 mil no mês também estão livres da norma.

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Receita Federal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.