IA do Bradesco chama cliente por WhatsApp para confirmar transações suspeitas via PIX

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O Bradesco disponibilizou uma nova funcionalidade na BIA, Bradesco Inteligência Artificial, com o objetivo de prevenir golpes e fraudes via Pix. Caso uma transação Pix fique retida para análise de segurança, a BIA contata o cliente por WhatsApp para confirmar a operação. Se o correntista reconhecer a transação, ela é liberada em instantes. Caso desconheça, o Pix é cancelado.

Este mesmo modelo de prevenção já é utilizado, desde abril do ano passado, na confirmação de gastos com cartão de crédito.  A estimativa do banco é que mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela BIA, que utiliza uma conta oficial no WhatsApp com selo de verificação.

Segundo o Diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes, o Banco conta com robustos motores de segurança para analisar as transações. "Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado", aponta. "A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança", completa.

Lançada em 2016, a BIA soma mais de 2 bilhões de interações com clientes. A Inteligência Artificial também atua em demandas de atendimento como consulta de saldo e extrato, envio de comprovantes de transações Pix no WhatsApp, Informe de Rendimento entre outros serviços.

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