Só 14% das empresas têm mulher na presidência do Conselho de Administração

0

As mulheres são franca minoria no cargo de presidente do Conselho de Administração (CA) das organizações brasileiras, com apenas 14% de representatividade. Essa é uma das constatações de pesquisa realizada pela EY com membros de conselhos de empresas brasileiras de diferentes setores e tamanhos, sendo 36% delas listadas na bolsa de valores. Essa porcentagem é similar a outro levantamento publicado recentemente, de autoria do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), apontando que as mulheres representam 15,2% dos profissionais em conselhos e diretorias de companhias abertas no Brasil. Ainda segundo essa pesquisa, 17,5% das empresas analisadas não apresentam mulheres nos conselhos e nas diretorias.

O objetivo do estudo do EY Center for Board Matters foi identificar o perfil de quem exerce a posição de presidente do Conselho de Administração por meio de perguntas de múltipla escolha que contemplaram os seguintes aspectos: perfil do conselheiro; perfil das empresas; perfil do presidente; avaliação e remuneração; relacionamento com o CEO/diretor-presidente; papel do presidente na reunião; eficiência na posição de presidente do CA; e qualidades e práticas para o presidente do CA.

Além da hegemonia masculina no cargo de presidente, o estudo revela que a idade média dos profissionais nesse cargo é de 59 anos, com aproximadamente um terço deles ocupando o cargo há mais de quatro anos. Dois terços dos presidentes foram indicados pelo acionista principal ou majoritário.

Fora da administração direta e com menos poder do que o CEO

A grande maioria (88%) dos presidentes não exerce função executiva na empresa. Isso significa que eles não fazem parte da diretoria em cargos de C-Level, tendo mais a função de aconselhar do que administrar de fato a companhia. Apenas 25% das empresas contam com plano de sucessão formal para a presidência do CA.

Para 48% dos entrevistados, o diretor-presidente/CEO exerce mais poder na empresa. Já 24% consideram que o presidente do CA detém mais poder. Por fim, 23% apontam que ambos têm a mesma influência. Praticamente todos os respondentes (92%) concordam que o presidente do CA tem como norte a sustentabilidade de longo prazo e atende os diferentes grupos de interesse da empresa.

Presidência do CA é pouco avaliada

O estudo demonstra que a presidência do Conselho de Administração não é avaliada formalmente por 41% das empresas participantes, uma porcentagem elevada ao considerar a relevância desse processo em termos de mensuração do desempenho. Essa avaliação, quando feita de baixo para cima (bottom-up), traz maior objetividade em relação ao desempenho do presidente, podendo auxiliar inclusive na definição de métricas de avaliação de performance dos próprios conselheiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.