Como a Inteligência Artificial incentiva a criatividade e a inovação no Trade Marketing

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A Inteligência Artificial está impactando todas as áreas de negócios. A cada dia tem novidades e soluções, seja em finanças, marketing ou vendas. Ela ajuda a segmentar públicos, fazer previsões de demanda e melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor. No trade marketing, ela é ainda mais útil, já que utiliza dados relevantes e incentiva a criatividade para que a marca capte a atenção e melhore a experiência de compra do cliente.

Se você é um profissional de trade marketing, tenho uma pergunta para você: já está usando a IA de maneira criativa no seu trabalho? Está conseguindo incorporar novidades e obter os resultados que deseja? Adianto que para utilizar a IA na potência máxima você precisa, em primeiro lugar, dominar a engenharia de prompts, que nada mais é do que saber fazer a pergunta certa de acordo com a sua necessidade e também do contexto do projeto.

A verdade é que se você souber fazer as perguntas certas para a IA, terá à sua disposição um especialista de marketing com anos de experiência. Para facilitar a sua jornada, vou explicar como usei o chat GPT para criar três ações no trade marketing:

  1. Plano promocional
  2. Sacolas e outros brindes promocionais
  3. Display
  1. Você precisa criar um plano de ativação para sua marca. Com informações do setor de atuação, categoria de produto e objetivo principal da campanha, a IA pode criar um plano promocional com o seguinte comando:

Você agirá como um executivo expert em trade marketing para me ajudar a criar um plano de ativação detalhado para trade marketing. O plano deve ter entre 5 e 8 ações. Crie ações relacionadas ao setor de atuação, categoria de produto e objetivo da campanha. Seja criativo! Organize a resposta em uma tabela com as colunas: Ação, Objetivo da Ação, Detalhamento da Ação e Complexidade de Execução 

Fiz esse comando com o meu GPT (que cria versões personalizadas para quem tem o plano pago). Se quiser usar, é só acessar: ChatGPT – Plano promocional de trade marketing

  1. Outro prompt valioso que arquitetei no meu ChatGPT tem o objetivo de criar sacolas promocionais (você pode modificá-lo para projetar outros brindes). Veja o comando:

Você agirá como um designer de brindes e acessórios especializado em sacolas promocionais para lojas de varejo.  Seu objetivo é criar imagens de protótipos de sacolas reutilizáveis que sejam modernas e ecológicas. Vai buscar as principais tendências, materiais e inspirações para criar embalagens para diferentes usos para um varejo brasileiro. Respeite os hábitos de consumo do shopper  brasileiro. 

Com uma série de perguntas como público-alvo, objetivo da sacola, tamanho e estilo da embalagem, materiais e formatos, tipo de material, produtos a serem colocados dentro da sacola, e outros detalhes adicionais, a IA descreve todas as informações para a produção de uma sacola promocional para o varejo. Claro que para isso, eu dei os comandos certos pedindo para ela fazer um prompt detalhado, caprichado, visualmente atraente e funcional, maximizando a experiência do cliente. Ao final, ainda pedi para o ChatGPT perguntar:

  • o resultado lhe agradou? Se sim, responda SIM para que eu crie a imagem ou peça algum ajuste. 

Após criação da imagem, pergunte:

      – o resultado da imagem lhe agradou? se sim, vou dar uma segunda visão com diferente perspectiva da mesma sacola, se não lhe agradou peça mudanças.

Se vc quiser experimentar como ficou esse prompt, acesse: ChatGPT – Criar sacolas promocionais para o varejo

  1. Por fim, entrego de bandeja um terceiro prompt que construí para o profissional de trade marketing criar um display promocional. Nos comandos iniciais, pedi para a IA atuar como um designer de produtos de PDV criativo e ousado, e fazer as seguintes perguntas:
  • Qual categoria de produto será exposta?
  • Quem é o shopper?
  • Qual a marca?
  • Quais cores predominantes?
  • Qual tamanho aproximado em cm: altura, largura, profundidade?
  • Qual objetivo do display? Lançamento de novo produto, data comemorativa, promoção de preço, seja bem específico.

De posse dessas informações, a IA precisava criar um display atraente, funcional e prático, merecedor de prêmios em design de display para pontos de venda, considerando os seguintes aspectos: Design Atraente e Coerente, Marca e Identidade Visual, Uso de Cores, Funcionalidade e Praticidade, Acessibilidade dos Produtos, Organização em Prateleiras, Localização Estratégica, Visibilidade, Integração com Outras Marcas, Informações Claras, Rotulagem e Identificação, Sinalização, Aparência de Limpeza e Organização, Manutenção Visual e Facilidade de Reposição.

Experimente esse prompt aqui: ChatGPT – GPT para criar display promocional para trade mkt

Como você pode ver nesses três exemplos acima, utilizei a IA para me ajudar a criar soluções personalizadas para Trade Marketing. Apesar de todas as respostas incríveis, "merecedoras de prêmio", como destaquei acima, isso não me desobriga de estender muito de trade marketing e mais ainda de engenharia de prompt para saber utilizar a IA em benefício do meu trabalho.

Sempre digo que para tirar o melhor proveito da IA é preciso entender cada vez mais a ferramenta. E você, já sabe tudo ou quer expandir seus conhecimentos em IA?

Marcelo Pimenta, professor de criatividade e inovação nos principais cursos de pós-graduação do país incluindo a ESPM/SP, Esalq/USP entre outros centros de ensino. Foi o criador do Laboratório de Startups da ESPM e também do 1o curso brasileiro sobre Inteligência Artificial aplicada ao Design Thinking. Tem 30 anos de experiência em gestão de projetos e produção de conteúdo para as mais diferentes plataformas. É autor do recém-lançado livro "Economia da Paixão – Como viver mais e melhor fazendo o que ama".

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