Rimini Street terá serviço de suporte para Salesforce em 2021

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A partir do ano que vem, a Rimini Street começará a prestar serviços premiu de suporte aos clientes da Saleforce em português e espanhol, a exemplo do que já faz para outros países de língua inglesa. A informação é de Seth Ravin, CEO Global da empresa, que anunciou na semana passada que a empresa atingiu 83% de market share em serviços independentes de suporte de software, segundo o Gartner, tendo auferido no segundo trimestre desse ano US$ 78,4 milhões em receitas, com total anualizado de U$$ 311milhões.

Também anunciou a conquista de um novo cliente, a Rassini NHK Automotive (RNA), um dos principais fabricantes de molas e peças automotivas no Brasil, migrou o suporte a suas aplicações SAP ECC 6.0 para a Rimini Street. A RNA planeja direcionar as economias geradas com a migração do suporte para expansão dos negócios e iniciativas de inovação futura, incluindo o aprimoramento do gerenciamento da produção com Internet das Coisas (IoT), manutenção preditiva de equipamentos, indústria 4.0 e automação de processos produtivos e administrativos.

No Brasil, a Rimini atingiu a marca de 100 clientes, entre grandes organizações públicas e privadas, que reduziram suas despesas na manutenção software SAP e Oracle, utilizando esse orçamento TI para transformar esses gastos em investimento em inovação e novos negócios. A empresa contabiliza no Brasil grandes clientes como  Hypera, CPFL, Braskem, Bombril, Usina Coruripe, Cacau Show, Grupo Globo, Grupo Estado, SBT, Vedacit, Iguatemi, Algar Telecom, etc.

De acordo com o Gartner, as empresas, em nível global, direcionam cerca de 90% de seus recursos de TI para manutenção, sobrando apenas 10% para iniciativas de inovação e transformação digital.

Ravin explica que esse o uso desse orçamento de forma inteligente pode mudar essa realidade no mundo corporativo, onde a otimização de custos através do suporte independente gera a alternativa do uso do budget para as atividades fins das organizações.

RNA

A RNA, grupo automotivo de origem nipo mexicana, é um dos maiores fabricante de molas automotivas da América do Sul. Os produtos da empresa são distribuídos nacionalmente, sendo utilizados em veículos de passeio e comerciais leves equipados com molas helicoidais, além de picapes, caminhões e ônibus equipados com feixes de molas. Com a desaceleração da indústria automotiva no Brasil, a empresa embarcou em uma ampla iniciativa de otimização de custos por toda a companhia, incentivando os líderes de todas as áreas a identificar e reduzir custos fixos desnecessários ou não críticos para o crescimento e a sobrevivência da empresa.

O setor no qual a RNA atua é altamente competitivo e promover a inovação é um desafio constante, o que requer investimentos significativos em engenharia e novas tecnologias. O departamento de TI da RNA já estava operando com uma estrutura enxuta internamente, e, ao realizar uma análise aprofundada das oportunidades de otimização de custos, foram imediatamente apontados os altos valores pagos pelo suporte e manutenção ao sistema SAP. O CIO da RNA observou ainda que o suporte prestado pelo fabricante não era apenas caro, sem inovações relevantes ou melhorias importantes nas novas versões do produto para justificar os altos custos, mas também insatisfatório. Todos esses motivos levaram a RNA a considerar o suporte independente como uma opção e, finalmente, a empresa optou pelo suporte da Rimini Street.

"A mudança para a Rimini Street e a economia gerada como resultado nos ajudaram nesse momento de incerteza econômica em nível global", disse Fernando José Andrade da Silva, CIO da Rassini NHK Automotive. "Além da economia, o SLA da Rimini Street é de excelência – a empresa cumpre tudo o que promete, o que nos dá uma enorme tranquilidade para todo o grupo, na TI e nos negócios em geral. O suporte fornecido pelo fabricante costumava ser lento e, em um caso específico, levou dois meses para resolver um único problema de suporte. Com a Rimini Street, a qualidade do serviço e a assertividade dos engenheiros são superiores em comparação ao que vivíamos antes."

Suporte para a complexa legislação tributária e regulatória do Brasil

Outro fator importante para a RNA migrar para a Rimini Street foi a necessidade de adaptação à legislação fiscal brasileira, como SPED e NF-e. Essas atualizações tributárias e regulatórias não eram cobertas pelo fabricante e exigiam orçamento adicional da TI para manter a conformidade com a legislação. Já com a Rimini Street, como parte do contrato anual de suporte e manutenção, a RNA recebe atualizações e alterações críticas referentes à legislação brasileira, sem custo adicional.

Essas atualizações complexas são fornecidas por meio da combinação da tecnologia para atualização fiscal, legal e regulatória – metodologia comprovada da Rimini Street – com processos de desenvolvimento que possuem certificação ISO 9001, visando garantir que os clientes recebam entregas precisas e de alta qualidade. "Quando eu apresentei aos decisores da RNA a possibilidade de migrar para o suporte da Rimini Street, reuni dados, estudos e referências para apoiar a mudança e os benefícios que ela traria, incluindo suporte de maior qualidade, economia significativa de custos e suporte para as atualizações fiscais e regulatórias. Isso foi essencial para garantir que a migração não prejudicaria a empresa. Também foi muito importante envolver o CFO como aliado nessa jornada de transformação", continuou Andrade da Silva.

Suporte para licenciados SAP e Oracle

Como em todos os clientes da Rimini Street, a RNA recebeu um engenheiro de suporte primário (PSE), apoiado por uma equipe de especialistas técnicos e funcionais, com uma média de 15 anos de experiência em software corporativo. Os clientes também recebem SLAs líderes da indústria com um tempo de resposta garantido de 10 minutos para problemas críticos (P1). Além disso, a RNA agora pode rodar o atual sistema SAP com estabilidade por um período mínimo de 15 anos a partir do momento em que eles migraram para o suporte da Rimini Street. Com isso, a empresa pode, agora, abrir mão do ciclo de atualização imposto pelo fabricante. Além de suportar as aplicações SAP ECC 6.0 da RNA, a Rimini Street também fornece suporte para o banco de dados Oracle onde roda o sistema SAP.

"Para empresas que precisam otimizar e racionalizar seus custos, principalmente durante uma crise econômica, para poder investir no "novo normal", migrar para o suporte independente da Rimini Street é uma maneira rápida e eficaz de conseguir isso", disse Edenize Maron, gerente geral América Latina da Rimini Street. "A RNA descobriu o que nossos mais de 3.500 clientes em todo o mundo já experimentaram até hoje: uma economia imediata de recursos que podem ser direcionados para iniciativas críticas de negócios, além de um modelo de suporte com uma resposta ultrarrápida que oferece aos CIOs tranquilidade e uma verdadeira abordagem de parceria para suas necessidades de suporte a software corporativo. Temos o prazer de ajudar a RNA a atingir seus objetivos de negócios, incluindo economia de custos, continuidade de operações e inovação."

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