Quando RPA faz a diferença para os negócios das empresas

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No encerramento da 5a edição do RPA – Robotic Summit, promovido pela TI Inside, executivos de empresas relevantes de diferentes segmentos de atuação compartilharam suas experiências de como RPA fez a diferença para os negócios das empresas.

Conforme, Tiago Romão, Coordenador de RPA e Automação de Testes da B3, a opção por automatizar processos na empresa se deu pelo próprio negócio que prevê ações muito rápidas e precisas em função das estratégias das organizações.

Segundo ele, tudo se iniciou ao  automatizar um protocolo fixo e na época não havia  conhecimento interno sobre ferramentas, com o tempo, foi sendo implantado  automação de processos individualmente e progressivamente expandindo para vários outros. Entre as dificuldades encontradas à época, segundo o executivo, estavam: a complexidade de escalar a produção de robôs; ter uma interface amigável e eliminar o risco de os colaboradores não saber em operá-los. "Diante dessas adversidades, primeiro envolvemos as principais áreas do grupo, para avaliação das necessidades de cada área, funcionalidades requisitadas, possibilidades de integração, versionamento  e somente depois disso escolhemos as ferramentas mais adequadas no mercado", explicou Romão.

"Entre as principais características determinadas para escolha da ferramenta, uma das mais importantes, era que ela desse autonomia ao usuário para desenvolver sua própria automação, mesmo sem ter grandes conhecimentos de TI, ou seja a autonomia era fundamental e optamos pela Automation Anywhere", disse.

Segundo ele os resultados foram muito positivos, especialmente no aspecto segurança, formaram-se parcerias especializadas, pessoas não técnicas puderam criar seus próprios robôs e a troca de experiências permitiu ampliar o conhecimento sobre RPA e a sinergia entre as áreas tem sido fundamentais nesta jornada.

Leonardo Henrique Musso, Gerente de Inovação de TI na Seara Alimentos contou sobre a experiência com RPA da empresa, que é uma companhia com 84 mil colaboradores, 3 milhões de toneladas de alimentos produzidos ao ano e exporta mais de 130 países com mais de 190 clientes.

"A empresa possui áreas distintas para gestão da TI como cloud, engenharia de dados, BI e RPA , além da estrutura de Inteligência Artificial.  Iniciamos em 2020 e desde então são mais de 80 robôs atuando em 60 processos automatizados e mais 20 em produção. Entre as principais áreas da empresa atendidas estão a de planejamento tributário, controladoria, logística, gestão de contrato a clientes e operações fiscais ",  explicou.

Segundo ele, os benefícios da aplicação do RPA na organização concentram-se em dois grandes pilares. "O primeiro é a redução de custos e segundo a eficiência operacional. Neste processo vale sempre um aprendizado  desde a implementação de uma ferramenta até sua divulgação e produção é importante que em cada etapa haja sucesso. Caso ela não traga resultado corre-se o risco que todo o processo caia em descrédito por isso a importância de que todo processo seja muito bem definido. Nossa estratégia para alcançarmos sucesso foi a escolha de áreas que tinham arcabouço determinado por lei como a área fiscal", explicou Musso.

João Calíope, Intelligent Automation Manager na Agência Ogilvy, mostrou que uma empresa de publicidade de grande porte optou pelo RPA dada a complexidade da empresa e diversidade de atividades.

"Nos últimos 3 anos foram muitas entregas no nosso caso. Penso que como foi ressaltado durante o evento RPA não se trata somente de processos automatizados mas principalmente de pessoas. Desde a constatação da ferramenta, até sua implementação de fato, em nenhum momento tivemos dúvida que a ferramenta veio para ajudar as pessoas", ressaltou o executivo.

"Somos um grupo de empresa com 40 marcas, mais de 30 CNPJ's e temos a tendência de aumentar esses números e na linha de frente  muitas pessoas que estão sendo suportadas pelas tecnologias de RPA.  Percebemos que essa automação é importante para o time, que se envolveu desde o início, nasceu dentro do centro de serviços e tinha aderência dentro do escopo das atividades. A nossa liderança se envolveu alinhou um discurso com os colaboradores a fim de saber as reais necessidades das áreas e mostrar que é possível fazer a automação e que ela permite mudar seu trabalho para melhor", evidenciou o executivo.

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