A Universidade do Oeste Paulista – Unoeste renovou a infraestrutura de seu data center com um sistema de missão crítica para suportar as demandas de digitalização. A intenção é garantir a prestação dos serviços aos 20 mil alunos e colaboradores que estão nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, todos no Estado de São Paulo, além dos polos de ensino a distância espalhados pelo País.
Em crescimento, a universidade buscava um sistema estável, robusto e confiável para suportar o fornecimento contínuo de seus serviços e sistemas para estudantes e funcionários. O objetivo era garantir funcionamento pleno pelos próximos cinco anos, sem interrupções.
Para isso, a Unoeste adotou um projeto com Lenovo, Microsoft e Veeam, implementado pela integradora Pro IT Cloud Solutions.
O plano foi desenvolver uma uma estrutura de hardware completa da Lenovo, incluindo três servidores ThinkSystem SR650 para Cluster de Alta Disponibilidade do ambiente de virtualização e dois servidores ThinkSystem SR550, sendo um para CFTV e outro para backup em disco.
Também foram adquiridos switches para o core da rede e para a camada de distribuição. O projeto foi complementado pelas soluções de softwares e soluções de nuvem privada da Microsoft e solução de backup da Veeam.
A migração dos dados do ambiente legado à nova estrutura foi realizada em apenas três semanas, respeitando as premissas do cliente sobre as agendas para migrações. Como resultado, a Unoeste conseguiu melhorar a performance do ambiente e dar maior estabilidade na operação dos sistemas devido a robustez dos equipamentos.