A Corte de Apelações do Reino Unido ordenou a Apple a refazer a nota publicada em seu site. O comunicado é uma exigência judicial. Após a Justiça do país concluir que a Samsung não tinha copiado o design do iPad, a empresa americana foi punida e obrigada a publicar um texto legível no qual esclarecia que suas alegações eram falsas.
O problema, segundo o All Things Digital, é que a nota publicada pela Apple não era clara, e evidenciava outro processo no qual a Samsung foi condenada a pagar uma multa bilionária, na Califórnia. Assim, o juiz Robin Jacob deu um prazo de 24 horas para retirada do texto do site e 48 horas para atualizar a mensagem, adicionando que a primeira tentativa continha alegações que os juízes consideram “falsas” e “incorretas”.
Para o advogado da Apple, Michael Beloff, a retratação inicial atendia aos requerimentos judiciais. Para ele, a medida “não era designada a punir ou rebaixar a Apple. O único propósito era dissipar incertezas comerciais”.
Em outra ação, esta na Justiça americana, a Apple propôs o pagamento de US$ 1 ao Google a cada venda de um produto que infringe a patente da Motorola Mobility relacionada à comunicação wireless de dispositivos. O valor, considerado baixo pelos advogados do site de buscas, indica que a guerra de patentes entre as companhias está longe de terminar.
O caso corre na Corte Federal em Wisconsin, estado localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos, e a tecnologia em questão é da categoria SEP (sigla em inglês para patentes de padrões essenciais). O argumento da fabricante do iPhone é que o montante é “justo” e a proposta visa encerrar novos litígios com a Motorola, segundo o blog FOSS Patentes.
A sugestão da Apple representa menos de 2,25% de suas vendas. Ao mesmo tempo em que os advogados da Apple se recusam a aceitar um montante superior a isso, o Google indicou que deve recorrer e buscar uma penalização maior. Ainda de acordo com o site, é a primeira vez que a Apple faz uma oferta para licenciar uma tecnologia SEP da concorrente.