Rede GSM/HSPA passa a marca de 100 milhões de assinantes em um ano

0

A tecnologia de banda larga móvel 3G UMTS/HSPA adicionou mais de 100 milhões de assinantes nos últimos 12 meses – registrados até o fim do terceiro trimestre de 2008. No mesmo período, assinaturas sem fio GSM/HSPA totalizavam praticamente 3,4 bilhões, adicionando 688 milhões de novas assinaturas para a família de tecnologias GSM em um ano, atingindo 88,5% do mercado, de acordo com uma pesquisa encomendada pela à Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDP.
Nas Américas, segundo o levantamento, o número de assinantes GSM/HSPA continua crescendo em ritmo acelerado, com 499 milhões de assinaturas ao fim do terceiro trimestre, passando a marca de meio bilhão em outubro. A família GSM de tecnologias representa 69% do mercado nas Américas, e registrou crescimento anual de 115 milhões de assinantes no fim de setembro, o que representa uma taxa de crescimento anual de 30%. A Informa prevê mais de 628 milhões de assinaturas GSM/HSPA nas Américas até o fim de 2010.
As operadoras GSM na América do Norte, Sul e Central continuam evoluindo as suas redes para a UMTS/HSPA. Hoje, 39 redes comerciais UMTS/HSPA estão em operação em 19 países na região, ainda segundo a pesquisa. No mundo inteiro, são mais de 256 redes comerciais UMTS/HSPA em mais de cem países.
Na América Latina, as tecnologias sem fio continuam em expansão com um total de 378 milhões de assinaturas GSM/HSDPA e 87% de participação de mercado. "É extraordinário constatar a transição da família GSM de tecnologias para banda larga móvel na América Latina e no Caribe em apenas dez anos", comenta Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Americas. "Em 1998, a primeira rede GSM foi instalada na região, levando apenas cinco anos para o lançamento comercial da tecnologia EDGE no Chile em 2003, e três anos depois foi implementada a primeira rede comercial UMTS/HSPA, também, no Chile. Em 2008, para complementar essa rápida adoção das tecnologias 3G, a HSUPA chegou ao Uruguai e ao Brasil. Se em 1998 não havia assinantes, hoje são mais de 377 milhões de assinantes GSM/HSPA (terceiro trimestre deste ano). Em menos de dois anos, 36 redes comerciais UMTS/HSPA surgiram em 17 países da América Latina."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.