MCT define locais do Casa Brasil, mas não tem data de início

0

A meta de apoiar programas de difusão e popularização da ciência, de transferência de conhecimento para o desenvolvimento social e de inclusão social foi alcançada em 2005. A avaliação é do secretário de C&T para inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia (Secis/MCT), Rodrigo Rollemberg, ao comentar os trabalhos realizados pela secretaria em 2005.

Rollemberg relatou que os programas de difusão e popularização da ciência estão atraindo cada vez mais pessoas para o universo científico. Ele citou como exemplo a realização da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que mobilizou mais de 10,5 milhões de alunos, além de ter comentado os resultados positivos da 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. ?A semana cresceu muito em relação à primeira edição. Em 2005 tivemos mais de 6 mil eventos em 320 cidades brasileiras, com o envolvimento de 800 instituições.?

O secretário também falou com entusiasmo sobre os editais apoiados pela secretaria. Ele lembrou que a Secis consolidou sua política de apoio à extensão. ?Os nossos editais de extensão inovaram, aportando recursos significativos. São quase R$ 32 milhões investidos no período de um ano. Abrimos também para a participação, estimulando a articulação entre a universidade e a sociedade civil, e conseguimos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a adaptação de todas as modalidades de bolsas existentes para bolsas de extensão?, diz Rollemberg.

Sobre inclusão digital, o secretário disse que, apesar de ser uma área nova no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Secis conseguiu fechar um contrato com a Caixa Econômica Federal para executar os convênios. ?É um número muito grande. Eu diria que esse é um projeto promissor, mas que está ainda em início de implantação.? Em relação ao Casa Brasil, programa de inclusão digital e social voltado para a população de baixa renda, Rollemberg afirmou que já foram selecionados os locais e as instituições que receberão as primeiras 90 unidades.

?Também já fizemos a vistoria dos locais e estamos capacitando os coordenadores estaduais. Só estamos aguardando a licitação dos equipamentos, que ficou a cargo do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Logo que tivermos a compra desses equipamentos, as unidades do Casa Brasil poderão começar a funcionar a pleno vapor.? O programa vai criar telecentros de informação, salas de leitura, auditórios, estúdios multimídia, com equipamentos para a produção de conteúdo audiovisual e uma rádio comunitária, e laboratórios de informática em diversos municípios brasileiros.

Para 2006, Rollemberg espera publicar um edital na área de difusão e popularização da ciência com valor em torno de R$ 12 milhões. ?Nós também vamos fazer uma chamada interna para os institutos do MCT, ligados aos projetos de difusão e popularização da ciência e inclusão social. Ainda devemos fazer uma chamada para projetos comemorativos, ou de inovação, ou relativos ao centenário do vôo do 14 Bis.? A 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em 2006, terá como tema o centenário deste feito do brasileiro Santos-Dumont.

Ele também espera que até o fim deste ano secretaria tenha conseguido apoiar cerca de 140 centros vocacionais tecnológicos (CVTs), em diferentes regiões do Brasil. O CVT é uma unidade de ensino profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos. Sua estrutura de ensino está orientada para a capacitação tecnológica da população, levando-se em conta a vocação da região.

Com informações da assessoria de comunicação da Secis/MCT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.