As compras online por meio de dispositivos móveis saltaram de 5% para 10% em 2012, segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizado junto aos associados pelo Comitê de Varejo. As aquisições de bens e serviços feitas por iPads representaram 51% das transações de mobile commerce (m-commerce), enquanto as feitas com iPhones responderam por 20% dos negócios. Os demais aparelhos foram responsáveis por 29% das vendas móveis.
Segundo o coordenador do Comitê de Varejo da camara-e.net, Fábio Pereira, as transações por meio de dispositivos móveis "tendem a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones quanto do acesso a internet em banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor".
O levantamento destacou também que as vendas de Natal, que compreendem o período de 15 de novembro a 23 de dezembro, representaram para o e-commerce brasileiro o equivalente a dois meses e meio de faturamento, chegando a R$ 3,1 bilhões em 2012, contra R$ 2,6 bilhões em 2011. Considerando o ano como um todo, o Brasil registrou um total de 43 milhões de consumidores de lojas virtuais e faturamento de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para o ano.
Entre as cinco maiores categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil, a de eletrodomésticos foi a primeira colocada, seguida de saúde beleza e medicamentos. Moda e acessórios não figurava entre as 20 maiores há cinco anos e, no primeiro semestre de 2012, estava em terceiro lugar. Jornais e revistas, que já esteve na dianteira, agora é o quarto colocado, seguido por informática.