Huawei afirma que investirá em economia digital e redução de carbono no futuro

1

Em mensagem para o Ano Novo, o presidente da Huawei Guo Ping afirmou que a multinacional continuará a investir no futuro, apesar dos desafios, especialmente em tecnologias que impulsionarão a economia digital e a redução de carbono, dois temas que classificou como principais para as próximas décadas.

"A economia digital se tornou o principal motor do crescimento econômico global, e as tecnologias sustentáveis e de baixo carbono, os novos motores para o desenvolvimento sustentável. Esta combinação de transformação digital e desenvolvimento sustentável oferece à indústria de TIC novas oportunidades incríveis", disse Ping. "Ao mesmo tempo, um ambiente de negócios imprevisível, a politização da tecnologia e um movimento crescente de desglobalização apresentam sérios desafios. Diante desse cenário, precisamos seguir nossa estratégia e responder racionalmente às forças externas que estão além do nosso controle", acrescentou.

Ping disse que a receita da empresa em 2021 deve totalizar 634 bilhões de yuans — o equivalente a US$ 99,6 bilhões. O declínio ano a ano foi menor do que no trimestre anterior.

O executivo sênior também afirmou que a unidade de negócios de operadoras "permaneceu estável", enquanto a unidade de enterprise "experimentou um crescimento sólido", sem fornecer números específicos.

A expectativa é que os resultados completos auditados para o ano todo sejam divulgados no final do primeiro trimestre de 2022.

Ping ainda exaltou a dedicação dos funcionários da empresa em servir seus clientes em diversos países, apesar dos desafios. "Nossos clientes e parceiros continuam confiantes em nosso trabalho. As operações de negócios globais são estáveis, nossas iniciativas de transformação e investimentos estratégicos progrediram em boa ordem e nosso desempenho geral estava em linha com nossas previsões", disse ele na mensagem.

A Huawei registrou quedas acentuadas sem precedentes em sua receita neste ano em meio à pressão geopolítica, já que os Estados Unidos colocou a empresa e algumas de suas subsidiárias em listas de sanções. A multinacional negou qualquer irregularidade e disse que a ameaça é resultado da pressão competitiva geopolítica.

A unidade de negócios de telefones celulares sofreu perdas acentuadas em participação de mercado e receita devido às interrupções no fornecimento de chips avançados para smartphones 5G e outras operações comerciais.

No ano passado, a empresa fez esforços para diversificar seus investimentos em novos negócios, como energia digital e nuvem, assim como soluções para diversos setores, como mineração e transporte. O Painel de Avaliação de Investimentos em P&D Industrial da União Europeia, publicado no início deste mês, mostrou que a Huawei continuou a aumentar seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2021, ao investir 17,5 bilhões de euros em pesquisa. Perdeu apenas para a Alphabet, a holding do Google, de acordo com o painel.

"Um ambiente externo em transição não nos fará mudar nossos ideais ou aspirações", disse Ping. "Vamos aumentar nossos investimentos nas principais tecnologias de energia digital e avançar com uma estratégia de duas rodas, onde desenvolvemos soluções de energia limpa ao mesmo tempo em que facilitamos a digitalização da energia tradicional."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.