A Sontra Cargo, startup desenvolvedora do aplicativo de mesmo nome que conecta fretes e caminhoneiros autônomos no Brasil, recebeu nesta segunda-feira, 2, uma rodada de investimentos de R$ 5 milhões, Série A, liderada pelo fundo de investimento americano Valor Capital Group.
O aporte é considerado um reforço necessário para que o aplicativo possa expandir sua base hoje de 60 mil entre caminheiros e transportadores. O recurso também será aplicado em aprimoramento tecnológico e capital humano.
Fundada em maio de 2014, a Sontra Cargo aposta no setor de transporte brasileiro com uma solução voltada a um mercado que há 30 anos permanece sem grandes avanços. A startup promove o encontro entre transportadoras e caminhoneiros autônomos, permitindo a busca de frete em qualquer lugar do Brasil.
A empresa diz ter registrado crescimento de mais de 6.000% durante seu primeiro ano de vida e alcançou a marca dos R$ 100 milhões em valor de fretes ofertados durante o mês de dezembro de 2014. O resultado foi gerado a partir de uma base com mais de 11 mil transportadoras, 50 mil caminhoneiros autônomos e perto de 70 mil fretes ofertados por mês.
"Trata-se de uma operação nova, mas ousada, que emprega 14 profissionais em diferentes áreas, de estagiários a matemáticos, passando por especialistas em marketing e finanças. Além da tecnologia, apostamos na combinação de pessoas de primeiro nível e na análise aprofundada da informação como diferenciais. Trouxemos de um banco de investimentos de Londres um especialista em Matemática e Estatísticas, para a melhoria da análise de dados e inteligência de nossos algoritmos", comenta Federico Vega, CEO da Sontra Cargo.
Além do Valor Capital Group, outros sócios-investidores apostam no sucesso da startup, tais como ex-executivos do banco JP Morgan, na Europa, e o ex-presidente da DHL nos Estados Unidos, Hans Hickler. A Sontra Cargo também foi apoiada pelas aceleradoras de startups NXTPLabs e StartUP Chile.
Desde sua estreia, o aplicativo Sontra Cargo já recebeu upgrades, como a possibilidade de usar o aplicativo como sistema de rastreamento e informação do gasto de pedágio e combustível. "Por meio de nosso site e aplicativo, além do caminhoneiro ter uma oferta maior de fretes, ele tem as informações necessárias para avaliar sua rentabilidade", explica Vega.
Com o aporte do novo capital, novos desafios serão desenhados e os sócios mostram-se otimistas com o futuro. "A meta é atingir 200 mil caminhoneiros e mais de 40 mil transportadoras cadastradas até dezembro de 2015", projeta Veja.