A Plastrom Sensormatic aderiu ao decreto nº 5.598 de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes e hoje emprega 10 adolescentes em diferentes setores da empresa.
"Investimos na aprendizagem dos jovens porque observamos um retorno muito positivo ao prepará-los para desempenhar atividades profissionais e capacitá-los para o discernimento de lidar com diferentes situações no mundo empresarial. Ao mesmo tempo, isto nos permite a formação de mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica", diz Valéria Gonçalves, gerente de RH da empresa.
O chamado "Programa de Aprendizes" tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizagem, remuneração e convívio social e profissional a jovens entre 14 e 24 anos. Sem fins lucrativos, o projeto é realizado em parceria com três entidades: CAMP – Centro de Apoio de Monitoramento Pré-Profissionalizante, Pró-Jovem, e CEPAC – Centro de Educação para Adolescentes e Crianças, entidade com a qual a Plastrom Sensormatic mantém parceria desde 2004 envolvendo outros projetos sociais.
A formação do jovem tem início com programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras, legalmente qualificadas. O jovem é matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos regidos pela CLT. O departamento de Recursos Humanos (RH) da Plastrom Sensormatic entra em contato com uma das entidades repassando a oportunidade e quais atividades serão desempenhadas pelo jovem contratado. A entidade encaminha três jovens por vez para a entrevista na empresa e depois acompanham o feedback do RH em relação a ele.
A jornada de trabalho varia entre seis e oito horas diárias e incluem as aulas teóricas que ocorrem na entidade. Essas aulas envolvem diferentes cursos como os de informática, auxiliar administrativo e logística. "Esta oportunidade permite que os jovens adquiram maior segurança e confiança para enfrentar o mercado de trabalho na busca pelo primeiro emprego e, ao mesmo tempo, amplia o seu leque de oportunidades para uma carreira profissional", diz Valéria.