Para aprimorar a experiência do cliente, o Magazine Luiza, gigante do varejo brasileiro, com uma base de 44 milhões de clientes, finalizou a adoção da ferramenta Oracle Marketing Cloud para melhorar a comunicação, inteligência e personalização no relacionamento com o consumidor.
"O Magazine Luiza identificou essa oportunidade para o envolvimento do cliente há muito tempo. Em 2008, começamos uma jornada para estabelecer uma comunicação mais eficaz e orientada. Este foi um desafio que envolveu amplamente a empresa", comenta Gustavo Nobile, gerente de Marketing e CRM do Magazine Luiza.
A concorrência no e-commerce brasileiro está cada vez mais acirrada. Segundo o Instituto Ipsos, em cada 10 clientes, sete realizam compras on-line. Mas eles não procuram apenas boas ofertas; conteúdo e experiência influenciam cada vez mais o comprador virtual, que está mais experiente.
O Oracle Marketing Cloud é uma solução que gerencia, personaliza e integra as interações por e-mail, celular, redes sociais, sinalização digital e web. "Com uma ferramenta simples, mas poderosa para as estratégias de marketing, as equipes podem compreender melhor o consumidor, adaptando-se às suas preferências e criando valor", comenta Rodrigo Galvão, vice-presidente de Sales Automation CRM, da Oracle para a América Latina. "Com o Oracle Marketing Cloud, oferecemos aos clientes experiências mais assertivas".
Em abril de 2014, o Magazine Luiza optou por utilizar Oracle Marketing Cloud e suas funcionalidades mais abrangentes. Os fatores fundamentais para a decisão foram a necessidade por uma solução escalável e confiável e a integração com fontes de dados e soluções proprietárias sem prejuízo à segurança da informação.
A transição para a nova solução levou 5 meses. Inicialmente, foram migradas as comunicações de primeiro contato e aniversário. Aos poucos, outros projetos foram adaptados e movidos para a nova solução. "A migração para a solução da Oracle foi mais fácil do que o esperado", afirma Nobile.
Além do curto prazo para implementação completa da nova solução, os resultados também apareceram rapidamente. Um aumento de 5% no desempenho das comunicações e as taxas de conversão quase dobraram. Outro benefício, é que a nova ferramenta, oferece a possibilidade de análise do comportamento do cliente, como saber o que foi incluído no carrinho de compras ou deixado, páginas e produtos visitados, por exemplo, habilitando um sistema de recomendações mais eficiente.
Com os processos definidos e ajustados, novas possibilidades de ação e decisão ficaram à disposição o Magazine Luiza, desde mais inteligência para reconquistar clientes, até o desenvolvimento de outras regras de relacionamento. Outra iniciativa importante que deve ser acelerado é e-mails de follow-up de vendas, trazendo mais informações sobre os produtos adquiridos e vídeos especiais para o cliente. "A ideia é reduzir gradualmente o acesso em massa a base de clientes e aumentar as ofertas e conteúdo personalizado", finaliza Nobile.
Tá aí um excelente exemplo. O Digital não é o futuro, já é o presente. Será que o Inbound Marketing vai ofuscar o Marketing tradicional?