Estreia no Brasil, na próxima semana, a plataforma DropGifts, que permite que usuários ofereçam vales-presentes de marcas diversas em datas especiais. Integrada com o Facebook e aplicativos de smartphone, a plataforma notifica usuários sobre aniversários de seus amigos e familiares, para que possam presenteá-los com vouchers gratuitos ou pagos.
A ação gera um aviso automático na página do homenageado e convites aos demais amigos, para que também participem da homenagem. Os vales podem ser resgatados pelos destinatários em lojas físicas ou virtuais das empresas parceiras.
"Com a plataforma, todos os lados saem ganhando de alguma maneira. Para o amigo, é uma maneira fácil, criativa e barata, em alguns casos gratuitamente, de parabenizar e presentear os aniversariantes com o presente certo de grandes lojas, como Centauro, Mobly e Giuliana Flores", diz Fabio Modolo, fundador e diretor responsável do DropGifts no Brasil,
Na avaliação do executivo, o modelo usado pela plataforma, com vales-presentes que variam de R$ 5 a R$ 50, permite o aproveitamento da fidelização da marca nas redes sociais, melhor aproximação e entendimento dos hábitos dos consumidores e, por fim, aumento de vendas.
"É uma ação de relacionamento de baixo custo em que, muitas vezes, o vale-presente é usado como parte do pagamento de uma compra com tíquete médio maior que o resgatado", diz.
O lançamento ocorrerá de forma simultânea em 20 países de cinco continentes. Já em operação na Alemanha, Inglaterra, França e Itália, o DropGifts espera movimentar cerca de 10 milhões de vales-presentes cem seu primeiro ano de operações. A empresa conta com investimento do fundo alemão Rocket Internet.