Pivotal anuncia estratégia de big data com lançamento de pacote de produtos

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Prevista para se tornar uma operação independente ainda neste ano, quando o spin-off (separação) da EMC deve ocorrer, a Pivotal, fornecedora de plataformas tecnológicas como serviço (SaaS), acaba de lançar o Big Data Suite, pacote de produtos com preços definidos para cada tipo de oferta em nuvem, que inclui suporte e manutenção. As ofertas vão desde a versão para a camada de armazenamento de big data — tida como a pedra fundamental do projeto de código aberto Hadoop — até softwares especializados para análise de dados

De acordo com Paul Maritz, CEO da Pivotal, trata-se de pacote de produtos com preços agressivos. "É uma maneira fácil de comprar não só o Hadoop, como todas as camadas importantes sobre ele", disse o executivo em entrevista ao New York Times.  

Embora Maritz, ainda nutra a imagem do visionário ex-CEO da VMware, a qual, junto com a EMC e a General Electric, detém uma participação na Pivotal, analistas avaliam que ainda demorará para que a estratégia do executivo em torno do produto renda frutos, já que deve levar algum tempo também para que tecnologia de dados se transforme no mainstream corporativo.

O Gartner estima que o Hadoop tenha apenas cerca de mil clientes pagantes em todo o mundo. Os principais fornecedores do Hadoop, que cobram por suporte, manutenção, treinamento e, às vezes, por software adicional, são três startups — a Cloudera, Hortonworks e MapR Technologies, segundo o instituto de pesquisas.

Maritz, que voltou para o setor de tecnologia nos últimos anos, está concentrando esforços para capitalizar sobre o que ele chamou uma vez de "mudança de geração na estrutura de dados". "Depois da era do mainframe, veio a arquiterura de computação cliente-servidor com os PCs presos a servidores. O modelo cliente-servidor alimentou o surgimento dos bancos de dados relacionais, com o Oracle tornando-se a líder da indústria", explicou ele. E acrescentou: "Agora vivemos a onda do big data, lançada pela Google e rapidamente adotada por outras empresas de internet, que é um modelo altamente distribuído, baseado em lotes de armazenamento baratos e um monte de máquinas baratas".

O executivo aposta que a suíte de big data baseada Hadoop irá se tornar rentável. E, para isso, a Pivotal está lançando a sua oferta com a estratégia de empacotamento. "Ele está oferecendo uma plataforma mais ampla do que as da Cloudera e de Hortonworks, posicionando-se como uma one-stop shop [onde o cliente pode obter tudo o que precisa]", disse Nik Rouda, analista da Enterprise Strategy Group.

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