Mídia social traz retornos visíveis para marcas, mas medição é em parte subjetiva, diz estudo

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    Profissionais em cargos executivos, os chamados "C-suite", enxergam ganhos de naturezas diversas decorrentes de campanhas bem planejadas em mídias sociais. É o que constata pesquisa realizada pela empresa de gestão e consultoria digital PulsePoint Group e pela Economist Intelligence Unit, e analisada pelo site eMarketer.

    O estudo sugere que os benefícios da mídia social são especialmente acentuados em algumas áreas específicas, como marketing e vendas. Cerca de 84% dos entrevistados disseram que campanhas nessas redes aumentaram a eficácia dos esforços de marketing e vendas, enquanto 81% disseram que a presença da empresa nesses ambientes aumentou sua participação no mercado.

    Quase sete em cada 10 entrevistados relataram aumento nas vendas devido ao fato de a empresa permitir que  clientes falem sobre suas marcas em plataformas de mídia social, mesmo que alguns diálogos sejam negativos.

    De acordo com os pesquisadores, essa abordagem aumenta a confiança e credibilidade junto aos consumidores, tornando-os potenciais advogados da empresa. Isso é de grande valor para a marca, mas de difícil mensuração, salientam os analistas.

    A avaliação da eficácia de estratégias de mídia social permanece em grande parte subjetiva, aponta a pesquisa. Pelos dados captados, quase metade dos executivos acredita que o maior impedimento para campanhas de mídia social é a falta de uma métrica padronizada que possa calcular o retorno sobre o investimento. Eles dizem que ninguém sabe como a medição de  "likes" do Facebook, por exemplo, se traduz em retorno quantificável para marcas

    A pesquisa foi realizada em fevereiro último com 329 altos executivos nos Estados Unidos.

    Effect of Social Engagement According to Senior Executives in North America, Feb 2012 (% of respondents)

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