Com o boom do metaverso e criptomoedas, grandes empresas apostam em mais um foco de investimento, o NFT (non-fungible-token), ou tokens não fungíveis. A Pixter, focada em oferecer soluções para empresas que buscam imersão e inovação no mundo digital, explica o impacto dessa nova forma de investimento no mercado de tecnologia e a velocidade na implementação de projetos relacionados à nova solução.
NFTs são ativos digitais usados para representar a propriedade de itens exclusivos. Esses ativos representam objetos do mundo real, tais como arte, música, itens de jogos, vídeos e até imóveis. Eles só podem ter um proprietário oficial de cada vez e são protegidos pela tecnologia do blockchain.
Glauco Maschio, CEO e Fundador da Pixter, avalia que um dos principais diferenciais que essa tecnologia oferece é a garantia de legitimidade do token, o qual oferece um registro de propriedade que não pode ser copiado ou alterado sem deixar rastros. "Podemos exemplificar o uso da NFT como a utilização de um certificado digital, que possui autenticidade e valor, transformando mídias digitais originais em relação a tantas cópias", aponta o executivo.
Grandes marcas do mercado, de diversos segmentos, como Coca-Cola, McDonald 's, Pepsi, Nike, Mattel e até mesmo marcas de luxo como a Gucci, estão investindo no mercado de NFTs. Segundo dados coletados pela plataforma OpenSea, no segundo semestre de 2021, os tokens-não-fungíveis (NFT), ultrapassaram US$ 3 bilhões movimentados mensalmente.
A Pixter realiza investimentos em conhecimento nessa área há cerca de dois anos e conta com uma extensa análise de mercado para os próximos 10 anos. Atendendo as necessidades de inovação de empresas de grande porte nos setores de bancos, seguradoras, investimentos, saúde e tecnologia, a Pixter, hoje, é responsável por projetos de NFTs voltados para o mundo corporativo que atendem as particularidades de cada setor.
Os projetos estão em fase de desenvolvimento e estarão disponíveis no mercado nos próximos anos. "Estamos realmente interessados em toda tecnologia que envolve a blockchain e suas aplicações para nossos clientes e potenciais clientes. Para ter sucesso é necessário estar de olho no mercado e principalmente, ter acesso a análises relevantes e networking sobre o tema, e com isso, trazer as melhores soluções os clientes", analisa Maschio.
A empresa também aponta que muitas pessoas buscam a propriedade de um NFT não apenas pelo valor agregado a ele, mas também por garantir um lugar de pertencimento a um determinado grupo. Além disso, por ser uma operação realizada dentro do Blockchain, a segurança em relação a propriedade do ativo digital se torna também, um fator-chave na decisão de compra.
"Sem dúvidas essa nova opção de investimento marca uma grande mudança da economia real para a economia digital, criando uma proximidade ainda maior de diversas marcas e até consumidores que podem realizar essa forma de aplicação", finaliza Maschio.