Intel anuncia chip para brigar no mercado de telefonia móvel

0

A Intel está pronta para fazer outra investida no mercado de telefonia celular e ampliar as suas receitas a partir de smartphones e outros aparelhos portáteis com acesso sem fio à internet, disse Paul Otellini, CEO da empresa, ao anunciar nesta segunda-feira (2/6) a segunda versão de sua linha de processadores Atom, um conjunto projetado para dispositivos móveis com acesso à web. A chegada ao mercado do Atom está prevista para o fim de 2009, que será destinado principalmente a smartphones.

Essa é uma nova tentativa da fabricante de chips, depois de ter falhado na estratégia de ingressar no mercado de telefonia móvel com a venda de sua divisão de comunicação XScale para a sua vizinha no Vale do Silício, a Marvell, em 2006.

Otellini disse acreditar que o know-how da Intel na fabricação de processadores para PCs, mercado no qual detém quase 80% de participação, deve contribuir para o sucesso da companhia nessa nova incursão no mercado de telefonia móvel. Até porque, segundo ele, a semelhança cada vez maior dos telefones celulares de última geração com computadores coloca a Intel numa boa posição.

"Se você aceitar que a proposta de valor do mercado high end de telefones celulares está no acesso à internet, a minha opinião é que é mais fácil adicionar voz a um pequeno computador do que vice-versa", disse ele em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

Ainda de acordo com o executivo, a família de processadores Atom permitirá à Intel abordar quatro novos mercados ao longo dos próximos anos, cada um podendo movimentar US$ 10 bilhões, sem citar quais seriam esses mercados. Otellini apenas afirmou que espera que os novos chips comecem a aparecer em eletrônicos de consumo como TVs, laptops de baixo custo e como chips embutidos numa série de outros produtos.

A nova família de processadores foi anunciada durante fórum que reuniu os maiores fabricantes de chip do mundo, realizado no fim de abril, em Xangai. Na ocasião ele disse que esperava que os fabricantes de PCs lançassem uma nova categoria de computadores portáteis, que ele chamou de dispositivos de internet móvel (Mids), como um mini iPhone, minitablet PC.

Otellini manifestou também confiança de que a joint venture criada pelas operadoras Sprint Nextel e Clearwire, no valor de US$ 14,5 bilhões, para implantar a primeira rede WiMax de internet sem fio em alta velocidade nos Estados Unidos, vai lhe proporcionar vantagens sobre os rivais pelo time to market (disponibilidade dos produtos para a venda no mercado) que mantém na tecnologia WiMax, na qual foi uma das primeiras a investir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.