Apesar do crescimento das vendas de notebooks para o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), a fidelidade às marcas dessas organizações tem se mostrado cada vez mais inconstante. Estudo do IDC revela que 30% das pequenas empresas e 45% das médias têm planos de comprar notebooks neste ano, mas ainda não se decidiram em relação à marca.
Ao mesmo tempo em que os fabricantes continuam investindo para melhorar seus notebooks e realizando promoções de vendas, a preferência das PMEs por marcas diferentes continua aumentando. A IDC observa que isso está mudando a competição no mercado, já que as pequenas empresas buscam sempre o melhor equipamento, com acessórios mais eficientes, a preços mais baixos.
Justin Jaffe, analista sênior da consultoria, acredita que a migração em massa dos pequenos empreendimentos de desktop para notebook mudará o foco das estratégias de mercado dos fabricantes. O analista prevê que vai ficar cada vez mais difícil sustentar a fidelidade das empresas com as marcas, especialmente no que se refere a esse segmento de empresa, e também adverte que esse movimento representa uma boa oportunidade para que outros fabricantes conquistem sua parcela no mercado.
- Consumidor volúvel