Revendas de informática crescem 9%, aponta Censo da Abradisti

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A Abradisti – Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação – divulga os resultados da 12ª Edição do Estudo Setorial sobre o Mercado de Distribuição de TIC e do Censo das Revendas, promovidos pela entidade e realizados pela IT Data.

A versão aberta ao público do relatório de resultados dos estudos está disponível para download por meio do link: https://abradisti.org.br/ebooks/resultados-censo-das-revendas-e-estudo-setorial-2023/

"O Censo das Revendas há 12 anos ouve as revendas para entender como elas estão atuando, quais as estratégias, quais os desafios entre outros pontos que são aprofundados em mais de 20 perguntas. Na atual edição, foram ouvidos 1.408 revendedores, um número altamente relevante para retratar o setor TIC", explica Mariano Gordinho, Presidente-Executivo da Abradisti.

Segundo Ivair Rodrigues, fundador e diretor de Estudos de Mercado da IT Data, o ano de 2022 teve dois retratos: houve um primeiro semestre aquecido com a pandemia controlada, a volta dos funcionários aos escritórios, muitos projetos de atualização e ampliação da infraestrutura de TI nas empresas, os novos projetos que foram desengavetados, entre outros fatores.

Além disso, o ano passado foi um período em que o segmento governamental gastou muito em projetos de educação, renovação da infraestrutura, cloud e segurança. Quando a Abradisti apresentou o resultado do Censo em maio de 2022, as revendas estavam com a expectativa de crescimento de 17%.

"Já no segundo semestre, o quadro mudou com o aumento da inadimplência tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, aumento dos juros, uma forte instabilidade política, etc. Por isso, os resultados do segundo semestre foram inferiores aos do primeiro, algo raro neste mercado", afirma Rodrigues.

Censo: resultados por segmento

Os bons resultados do ano foram impulsionados pelas revendas de valor agregado (VARs), cujo foco principal é em empresas maiores e na prestação de serviços diferenciados. Os VARs conseguiram crescer 15% no ano passado. Muitos de seus clientes, que tiveram projetos paralisados ou postergados durante 2020 e 2021, reativaram seus planos em 2022. Isso gerou alguma demanda para estas revendas, principalmente ligada à transformação digital, segurança, infraestrutura e inteligência artificial.

As revendas com características de loja virtual também tiveram um crescimento expressivo de 14% em 2022.

Já as revendas de automação comercial cresceram 7% e se beneficiaram da migração gradual de parte do e-commerce para o comércio físico, que começou a voltar à normalidade apenas no segundo semestre de 2021. Em 2022, o comércio funcionou normalmente durante o ano e houve um crescimento significativo no número de empregos com carteira assinada neste segmento, alcançando 350 mil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na média de todas as 1.408 revendas entrevistadas, houve um crescimento de 30% no faturamento com comércio eletrônico, com o percentual deste faturamento das empresas com a atividade de comércio eletrônico passando de 6,7% para 8,7% no dado geral das entrevistadas (ver slide abaixo).

Expectativas para 2023

Com relação a 2023, as revendas já vêm sentindo uma desaceleração do mercado desde junho do ano passado. A estimativa para este ano é de que o faturamento delas acompanhe a previsão da inflação, que é de 6%. Porém, novamente os VARs e as lojas virtuais esperam um resultado superior, com crescimento de 10% e 12%, respectivamente.

Em relação ao mercado de trabalho, 42% das revendas pretendem contratar novos funcionários em 2023. Apenas 7% pretendem demitir.

Definições de tipos de revendas participantes do Censo das Revendas:

  • Representante Comercial: empresa sem funcionário, que comercializa produtos e serviços.
  • Loja Virtual: revenda que comercializa os seus produtos apenas via site.
  • Revenda de Volume:  revenda que comercializa produtos comoditizados de TI e/ou presta serviços mais básicos, visando atuar nos segmentos pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
  • Revenda de Valor Agregado: revenda que comercializa produtos e/ou presta serviços mais sofisticados, visando atuar nas médias e grandes empresas.
  • Revenda de Automação Comercial: empresa que possui foco principal em Automação Comercial.

Percentuais por tipo de Revenda no Censo:

Serviços em destaque

21% das revendas que utilizavam o serviço de marketplace dos grandes varejistas mencionaram que foram prejudicadas pelos problemas financeiros do varejo. Por este motivo, há uma certa indefinição deste canal com relação à utilização deste serviço este ano. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados querem manter ou até ampliar a utilização. Mas 28% querem reduzir e 17% ainda estão com dúvidas.

De acordo com Ivair Rodrigues, é muito importante comparar o resultado da pesquisa deste ano com a do ano passado. "Quando perguntamos quais os serviços de melhor performance em 2022 e comparamos com o ano anterior, verificamos muitas mudanças. Por exemplo, assistência técnica era apontada como principal serviço prestado em 2021. Em 2022, ela não aparece nem entre os 10 primeiros", explica.

Outros serviços ganharam destaque em 2022 como help desk, integração de soluções, SaaS e terceirização. Em compensação, outros serviços ligados a home office, que foi destaque em 2021, perderam participação.

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