A FiBrasil (FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S. A), rede de fibra neutra criada pela Telefônica Brasil, Telefónica Infra – braço de infraestrutura do Grupo Telefónica – e CDPQ – grupo de investimento global – anunciaram o início das operações no país. A FiBrasil estará presente em 34 cidades (1,6 milhão de domicílios) logo no início das operações e, até o final de 2021, espera cobrir 500 mil novos domicílios.
O Grupo Telefónica e o CDPQ detêm, cada um, 50% do capital da FiBrasil, em um modelo de governança de cocontrole. A participação acionária do Grupo Telefónica é dividida igualmente entre a Telefônica Brasil (Vivo) e a Telefónica Infra. A nova empresa contará com uma equipe totalmente independente, liderada por um CEO, um corpo diretivo e mais 150 colaboradores.
Iniciando a operação com a cobertura de 1,6 milhão de domicílios, a FiBrasil levará infraestrutura de fibra para 5,5 milhões de residências e empresas nos próximos quatro anos, e fornecerá acesso a uma rede neutra de fibra de ultravelocidade em um modelo de atacado para empresas que desejam expandir sua cobertura em todo o Brasil.
Como parte de seu modelo de negócios, a FiBrasil permitirá às empresas clientes menores investimentos e mais agilidade para entrar no mercado, permitindo substituir o risco de um alto investimento inicial por um modelo menos intensivo de capital, acelerando a cobertura de fibra em um país de dimensões continentais. As redes de fibra neutra representam uma oportunidade concreta para acelerar o acesso da população à internet de ultravelocidade em todas as localidades do Brasil.
A Vivo será o primeiro cliente de atacado, com contrato de 10 anos, e contará com a infraestrutura da FiBrasil para aumentar o plano de expansão da rede nos próximos anos. Com a nova empresa, a Vivo alcançará 24 milhões de residências brasileiras até o final de 2024. A FiBrasil terá sua rede aberta para ser acessada, também, por outras operadoras de telecomunicações.