Santos Brasil adota rede wireless outdoor da Aruba Networks

0

Para garantir a cobertura externa nos 596 mil metros quadrado do terminal de contêineres do Tecon Santos, a Santos Brasil, responsável pela operação do terminal, implantou uma a rede wireless da Aruba Networks.
No primeiro semestre do ano, a rede passou a interligar também seis novos guindastes, conhecidos como portêineres, adquirido recentemente pela empresa. Ela permite que engenheiros e técnicos do Tecon possam acompanhar online o funcionamento dos novos guindastes, a partir de um notebook ou computador. A Synergy Tecnologia, foi responsável pela implementação do projeto.
Buscando suprir as necessidades de falta de gerenciamento centralizado, cobertura, roaming, estabilidade da rede e segurança, foram implementados dois controladores 3400. Além disso, foram instalados 30 pontos de acesso (acess points – AP) do modelo 85 para cobertura outdoor e 20 APs 61 para cobertura indoor do armazém. As soluções da Aruba são utilizadas em todo o pátio externo e no armazém do terminal.
O projeto beneficiou até o momento cerca de 500 usuários. "Com a rede wireless da Aruba, não tivemos mais problemas de roaming e lentidão. Conseguimos uma gestão centralizada e foi possível zerar todos os gaps que tínhamos", afirma Ricardo Abbruzzini Filho, gerente de informática da Santos Brasil.
Segundo Mauricio Strasburg, CEO da Synergy, a implementação da rede wireless e seus resultados superaram as expectativas da Santos Brasil, principalmente devido aos grandes desafios que envolvem o cenário no qual a rede está instalada. O empilhamento de contêineres no pátio cria barreiras metálicas de até 24 metros de altura. "Desta forma, prover acesso para os caminhões que circulam nestes corredores sem perder a conectividade, mesmo em movimento, é algo bastante complicado. Com um projeto de rádio frequência adequado, utilizando as ferramentas de simulação de software e antenas especiais, conseguimos projetar e implementar uma rede outdoor de excelente qualidade, adequada às nossas necessidades de conectividade. Com ela é possível atender a todos os tipos de clientes, sejam coletores manuais que estão no solo, veiculares que estão em caminhões em movimento ou guindastes a 70 metros de altura", enfatiza Strasburg.
Para complementar o projeto de rede sem fio da Santos Brasil, foi substituída também a rede de telemetria, tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador dos guindastes, colocando todos os dispositivos wireless sob a mesma infraestrutura. A Santos Brasil pretende ainda obter o controle dos caminhões por meio de GPS e viabilizar um projeto de comunicação de voz sobre IP (VoIP) entre carretas e guindastes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.