Empresas avançam rumo à sustentabilidade visando vantagens competitivas nos negócios

0

O ESG, sigla de Environmental, Social, Governance, definitivamente está na pauta das organizações que buscam melhorar seu posicionamento perante à sociedade e meio ambiente, e tem movimentados os debates sobre como elas podem adotar as melhores práticas rumo à sustentabilidade. Esta é uma demanda que também define onde os investidores colocaram seus recursos, como reportou a Bloomberg em 2020, citando que os fundos aumentaram seus ativos em 32% na comparação com o ano anterior, o que representou um novo recorde de US$ 1,82 trilhão.

De olhos nestas cifras, muitas empresas estão dispostas a investir na qualidade de suas políticas para o ESG e é isso que o ESG Forum 2022, que acontece online nos dias 10 e 11 de agosto, se propõe a fazer: reunir os líderes empresariais e especialistas para debater como as organizações públicas e privadas podem adotar as melhores práticas no relacionamento com a sociedade e o meio ambiente.

Entre os temas que serão abordados no evento estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. Um relatório da PWC indica que 77% dos investidores passaram a apoiar mais as companhias com foco em sustentabilidade. Para este painel foram convidados Cíntia Marin, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Afya; Cinthia Gherardi, Diretora de Relacionamento e Marketing do Sistema B Brasil; Patricia Nader, Head de Impact & ESG na Good Karma Ventures; Thiago do Val, CEO da Crowdy e mentor do InovAtiva Brasil; e Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco. Este é o painel 1 do evento e acontece das 09h às 10h30min no dia 10 de agosto.

Outro tema que ganhou relevância no ESG é a diversidade social, e levam em conta as políticas de diversidade, equidade e inclusão em todos os setores. As empresas, cada vez mais, estão atentas a isso e é demonstrado por um estudo KPMG, que aponta que as melhores práticas em ESG têm impulsionado as organizações a reavaliarem os aspectos de sua cidadania corporativa. Para este painel estão conformados Angélica Souza, Líder de Diversidade & Inclusão na Movile; Thalita Machado, coordenadora de clima e cultura da MaxMilhas; Ricardo Catto, conselheiro do Instituto Integral Brasil, consultor da Chie, Grupo Anga, Humanizadas e Impact Hub São Paulo; e Dani Verdugo, presidente do Grupo THE. Este será o painel 5, previsto para acontecer das 10h35min às 12h no dia 11 de agosto.

Conheça os outros painéis e convidados:

A digitalização tem papel fundamental para os objetivos ESGT, com os palestrantes Edmundo Fornasari, diretor de Relações Institucionais da EqualWeb; José Damico, CEO & Co-Founder da SciCrop; Camila Rioja Arantes, LatAm Lead da Fundação Celo. Começa às 10h35min no dia 10 de agosto.

Como implementar as melhores ações para proteção ambiental, com os palestrantes: Tiago Brasil Rocha, fundador da Build from Scratch (BFS) e idealizador do Greentech América Latina; Kari Silveira, cofundadora e COO da Impulso; Fernanda Paraná, Consultora de Sustentabilidade e Diversidade & Inclusão na Gaia – Negócios de Impacto; Aylla Kipper, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e vice-presidente da AMBIOLUC (Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC); e Larissa Faresin, gerente de sustentabilidade, diversidade e engajamento da Edenred Brasil. Começa às 12h05min no dia 10 de agosto.

A Governança, aspectos regulatórios e LGPD serão os temas abordados no Painel 4, das 9h às 10h30min, com a participação de Maria Eugênia Buosi, fundadora e CEO da Resultante ESG; Claudinei Elias, CEO e fundador da Bravo GRC; e Jeferson D'Addario, CEO do Grupo Daryus. Os especialistas debaterão os aspectos regulatórios e como a proteção de dados está diretamente relacionada ao nível de importância que as organizações dão à sua estrutura organizacional e atuação em várias frentes, tais como a ética e segurança da informação.

A programação completa e informações sobre as inscrições gratuitas podem ser vistas no site do evento em https://esgforum.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.