O gigante chinês de internet Baidu informou nesta sexta-feira, 2, que está preparando o lançamento de uma plataforma própria para dispositivos móveis, segundo o jornal britânico Financial Times. O anúncio foi feito durante o lançamento da plataforma de software Baidu Yi, baseada no sistema Android, do Google, que integra o serviço de buscas da empresa a aplicativos em dispositivos móveis.
A empresa detém mais de 70% do mercado de buscas na internet na China, contra apenas 20% do Google, de acordo com a empresa chinesa de pesquisas Analysys. Em dispositivos móveis, contudo, a porcentagem do Baidu cai para cerca de 35%. Segundo os registros oficiais do governo, a empresa tem 485 milhões de usuários de internet no país.
O Baidu informou também que pretende apostar em serviços de armazenamento na nuvem. "Para nós, a computação em nuvem é muito mais natural que para uma empresa de e-commerce ou uma fabricante de equipamentos de telecomunicações porque nós temos a capacidade de lidar com dados, assim como o Google", afirmou ao jornal britânico o vice-presidente da empresa, Wang Jing.
- Plataforma