A NVIDIA anuncia que Microsoft oferecerá recursos de computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais habilitados por GPUs NVIDIA para clientes em todo o mundo por meio de sua plataforma na nuvem, a Microsoft Azure.
Implementando a última versão do NVIDIA GRID em sua nova oferta de máquina virtual da série N, a Azure é a primeira plataforma de computação na nuvem a oferecer gráficos virtualizados NVIDIA GRID 2.0 para clientes empresariais.
Pela primeira vez, empresas serão capazes de implementar computação acelerada e aplicativos gráficos profissionais com qualidade NVIDIA Quadro em suas próprias instalações, na nuvem através da Azure, ou por meio de um híbrido dos dois, usando máquinas virtuais Windows e Linux. A Azure oferecerá também aos clientes desempenho de supercomputação, com a adição dos aceleradores de GPU Tesla K80, topo de linha da plataforma de computação acelerada NVIDIA Tesla para as aplicações mais computacionalmente exigentes de data centers e computação de alta performance (HPC).
"A nossa visão é oferecer gráficos acelerados e computação de alta performance para qualquer dispositivo conectado, independentemente da localização", diz Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da NVIDIA. "Estamos animados em colaborar com a Microsoft Azure para oferecer a engenheiros, designers, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros profissionais a capacidade de visualizar designs complexos e com grande volume de dados de forma precisa em qualquer lugar."
"Como líder em visualização avançada, as GPUs NVIDIA foram a escolha óbvia para nossa nova família de computação da série N", destaca Jason Zander, vice-presidente corporativo da Microsoft Azure. "A NVIDIA e a Microsoft têm um longo histórico de proporcionar inovação para todo o setor e estamos ansiosos para trabalhar com eles para levar essa experiência revolucionária de nuvem aos nossos clientes."
"Para a NVIDIA no Brasil, a parceria com a Microsoft Azure confirma que cada vez mais o recurso de processamento gráfico na nuvem é uma tendência para o mercado profissional. Nossas GPUs agora estão migrando para os grandes data centers e provedores de serviços virtualizados", sinaliza Marcio Aguiar, gerente de Vendas Enterprise da NVIDIA na América Latina.