O aumento de 4,4% no número de servidores vendidos no terceiro trimestre, que somou 2,3 milhões de unidades, não foi suficiente para impedir a queda de 5,4% na receita mundial do setor, que totalizou US$ 12,7 bilhões no período, segundo pesquisa do Gartner.
Entre os principais razões para o recuo da receita, apontadas pelo instituto de pesquisas, estão a desaceleração econômica, com a redução dos gastos das empresas e a escassez de crédito no mercado.
As cinco principais empresas de servidores registraram queda de receita na comparação anual. A IBM manteve a liderança em receita, mas viu esta cair 4,2%, somando US$ 3,86 bilhões no período. Logo atrás, com uma diferença de apenas 0,05%, vem a HP, cujas vendas somaram US$ 3,79 bilhões no terceiro trimestre, resultado 3,9% inferior a igual período do ano passado.
A Dell, atual terceira colocada em receita, somou faturamento de US$ 1,5 bilhão, e a Sun, na quarta posição, de US$ 1,1 bilhão, recuos de 5,2% e 13,7% na comparação com o terceiro trimestre de 2007, respectivamente. Em quinto lugar, vem a Fujitsu, que somou receita de US$ 616 milhões, um declínio de 7,3%.
Em número de unidades vendidas, a HP é a líder, com uma participação de 31,2% no terceiro trimestre, 1,9% a mais do que os 29,3% registrados no mesmo período de 2007. Nesse intervalo, a empresa somou um crescimento nas vendas de 11,4%, que totalizaram 724 mil unidades, ante cerca de 650 mil em igual período do ano passado.
Em segundo lugar, a Dell, que vendeu 500,4 mil servidores, 3,3% mais na comparação anual, viu sua participação de mercado aumentar 0,02%, passando para 21,8%, ante 21,6% no terceiro trimestre de 2007.
Já a IBM, terceira no ranking em unidades vendidas, registou uma queda de 3,3%, o que fez com que sua participação caísse para 13,3% no terceiro trimestre, ante 14,4% em 2007.
Apesar de vender 2,9% a mais de servidores no período, a Sun perdeu representatividade no mercado, que passou de 3,6% no terceiro trimestre de 2007 para 3,5%. Do mesmo modo, a Fujitsu somou participação de de 3,2%, 0,2% a menos que em 2007, com suas vendas de unidades recuando 3,8% na comparação anual.
- Mercado em queda