SAP Labs Latin America expande centro de pesquisa e desenvolvimento

0

O SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, inaugurou nesta segunda feira, 2, suas novas instalações, que terão capacidade para abrigar cerca de 500 estações de trabalho em seus quase 10 mil metros quadrados de área construída. Com essa nova unidade, a fabricante de software soma R$ 101 milhões de recursos aplicados no centro de pesquisa e desenvolvimento, situado no campus da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) — a primeira fase do projeto consumiu R$ 41 milhões.

Construído em 18 meses, o novo centro vai receber 190 funcionários que trababalhavam alocados no primeiro prédio. A expectativa é que, até o fim de 2014, do SAP Labs Latin America abrigue 750 funcionários. O laboratório em São Leopoldo é parte da rede de 14 laboratórios que a companhia possui espalhados pelo mundo.

O foco dos projetos de de pesquisa e desenvolvimento do SAP Labs Latin America é atender aos parceiros regionais e, também, desenvolver soluções específicas para clientes locais. "A América Latina é uma região muito importante para o crescimento da SAP, e a expansão de nosso laboratório de P&D vai fortalecer o apoio dado aos clientes que buscam inovação e gestão eficiente para ganhar competitividade, além de abrir novas oportunidades para talentos locais", afirma o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner.

Segundo Diego Dzodan, presidente da região Sul da América Latina, o SAP Labs tem participação relevante nos resultados do crescimento da SAP no Brasil, que hoje é a terceira no ranking interno da companhia, ultrapassada apenas por Alemanha e Estados Unidos. "Além disso, ele cumpre papel importante na estratégia de conquistar maior parcela de clientes no segmento de pequenas e médias empresas [PMEs], pois ele constrói soluções no Brasil ao gosto do cliente."

Em 40 anos de existência, a SAP soma 250 mil clientes. No Brasil, em 19 anos de atividades, a empresa conquistou 4,5 mil clientes. "Existem 400 mil PMEs no Brasil, das quais cerca de 50 mil utilizam alguma solução de gestão financeiro-empresarial, portanto temos uma perspectiva de crescimento enorme'', ressaltou Dzodan, acrescentando que a SAP também apresentou excelente resultado de crescimento neste ano, com incremento de 58% nas vendas de licenças de software e 30%, de soluções em cloud.

Outro objetivo ressaltado pelo executivo é a intenção da empresa de aumentar a participação em soluções voltadas para a área governamental, que antes não tinha tanta relevância, motivo pelo qual a estimativa é que ela cresça dois dígitos no próximo ano. "Nossa tecnologia pode trazer simplificação de processos, valor para o cidadão e capital político para os dirigentes, pois com nossas ferramentas podem ser construídos serviços públicos com transparência", acrescentou. Um exemplo é a solução desenvolvida para o estado do Rio de Janeiro, que através de uma solução de business intelligence (BI) monitora a criminalidade no estado, fornecendo informações para tomada de decisão de políticas públicas e serviços ao cidadão.

Outro exemplo é a aplicação Tax Declaration Framework, anunciada também nesta segunda-feira, que faz parte do Tax Management Framework, solução de gestão tributária que opera na plataforma de computação em memória SAP HANA e inclui soluções voltadas especificamente para atender às necessidades fiscais de empresas que atuam no mercado brasileiro. A primeira aplicação de gestão de PIS e Cofins foi desenvolvida pelo centro de P&D e por empresas parceiras.

O centro também pretende ter maior envolvimento nos planos Brasil Maior e Ciência sem Fronteiras, do governo federal, com a oferta de 50 vagas para profissionais brasileiros nos 14 laboratórios de P&D da SAP no mundo.

Estratégia

Além da expansão das instalações do SAP Labs Latin America, o novo prédio vai abrigar outras duas iniciativas da SAP. O Innovation Center será o primeiro da América Latina e dividido em duas grandes áreas. A primeira é a de showcase, na qual serão apresentados desde protótipos e novos produtos até tecnologias de ponta, como TVs interativas de 80 polegadas, por meio das quais até 12 pessoas podem interagir ao mesmo tempo com aplicações SAP.

Outra solução em desenvolvimento será voltada para "gestão de jogadores de futebol", uma vez que a SAP lançou no Brasil mais uma vertical de negócios na área de esportes, com soluções de gestão de ativos para arenas esportivas (ela fechou contrato com a arena Palmeiras), de relacionamento com torcedores e de desempenho de atletas. Esse desempenho é medido por sensores colocados no corpo do jogador, captados por meio de antenas RFID de leitura espalhadas pelo campo de futebol, que foi renderizado através de um software da empresa de videogame CrayTech. Esses sensores medem o deslocamento do atleta em tempo real, batimento cardíaco e grau de suor do corpo, dados que podem revelar se ele corre risco de um stress muscular, por exemplo, além de seu desempenho em campo. O aplicativo está sendo usado em treinos de uma equipe de futebol alemã, pois não possuiu aprovação oficial da Fifa para uso em jogos.

A segunda grande área é o Executive Briefing Center, um espaço dedicado aos clientes SAP. Ali serão feitas apresentações, demonstrações de produtos e reuniões para fechamento de negócios. Como diferencial, o espaço oferece conexão com qualquer um dos 14 SAP Labs espalhados pelo mundo, permitindo que especialistas de qualquer área ou região possam participar das reuniões a qualquer momento.

O SAP Labs também abriga o COIL – Global SAP Co-Innovation Lab Network, um conjunto de equipes e instalações que visa facilitar projetos inovadores de seus parceiros, que hoje reúne mais de 50 empresas. Ele também inicia uma nova fase no apoio a toda cadeia na América Latina, expandindo suas atividades com uma nova instalação no SAP Labs em São Leopoldo, com a instalação de um data center dedicado, criado em parceria com a NetApp, que é uma das patrocinadoras globais do projeto.

*O jornalista viajou a São Leopoldo a convite da SAP Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.