Nos últimos anos, tem-se falado muito sobre a transformação digital, ou melhor, sobre a digitalização dos processos em organizações. Assim, muitas empresas têm buscado ferramentas, soluções e consultorias que possam auxiliar nessa caminhada. Afinal, essa é uma longa jornada que exige um certo nível de maturidade e preparação.
Além disso, as equipes de TI têm exercido um papel fundamental na preparação das empresas para o novo século digital. Afinal, a maneira como as organizações – e seus times – encaram a tecnologia reflete no modo em como agimos em sociedade, uma vez que ela tem o potencial de criar oportunidades e interrupções significativas. Assim, não apenas as equipes de TI, mas todos os gestores da organização devem incentivar a adoção de novas tecnologias para impulsionar as estratégias de inovação e alavancar a vantagem competitiva da organização.
Já estamos na reta final do ano e muitas empresas iniciaram seus planejamentos anuais. Veja quais tecnologias são tendências para o ano de 2022:
1- Automatização de tarefas repetitivas
Até 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas, segundo o IDC. Não é novidade que a maioria dos gestores percebeu que precisava deixar para os robôs as partes operacionais do trabalho e, para as pessoas, as partes mais estratégicas e tomadas de decisão. Assim, a hiperautomação entra para solucionar esse desafio, uma vez que trabalhos burocráticos e manuais serão automatizados, diminuindo erros e possibilitando às pessoas mais tempo para executarem atividades estratégicas e analíticas.
2- Sistemas de integração ERP
Até 2023, as organizações que adotarem integrações de ponta a ponta em seu ERP irá superar a concorrência em 80% na velocidade da implementação de novos recursos, segundo o Gartner. Portanto, trabalhar com integrações de ponta a ponta é a chave para o sucesso das empresas no futuro. Isso porque o maior desafio das empresas tem sido justamente gerir, sustentar e integrar seus ERPs com seus sistemas satélites.
Então o grande ponto de atenção desta tendência é que: empresas que estiverem preparadas com suas integrações de ponta a ponta terão vantagem sob seus competidores. E os benefícios para as organizações serão diversos, como a agilidade para adicionar recursos em aplicativos móveis, expandindo o uso de funcionalidades; e a inovação para sistemas legados ou desatualizados, permitindo uma melhor integração e menos intervenções manuais, reduzindo assim o custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership).
Esses benefícios têm atingido as mais diversas áreas dos negócios, se destacando nos setores de vendas, logística, financeiro, fiscal e de gestão de materiais.
3- Aumento de canais digitais para alcançar novos clientes
Ainda, de acordo com o Gartner, cerca de 83% dos CIOs esperam um aumento dos canais digitais para alcançar novos clientes e cidadãos. Isso indica que a TI, juntamente com as áreas de negócio, irão criar soluções digitais para também atingir novos clientes e cidadãos. Inclusive, segundo a consultoria, as empresas que aumentarem o uso de canais digitais têm 3,5 vezes mais probabilidade de ter um desempenho superior. Outra tendência sentida pelos CIOs é o aumento de orçamento para inovações digitais que só deve aumentar, uma vez que todas as indústrias estão passando por uma intensa transformação digital.
4 – Arquitetura de aplicativos e implementação de novos recursos
A arquitetura de aplicativos combináveis possibilitará aumentar em 80% a implementação de novos recursos, segundo o Gartner. Isso ajudará na melhoria da competitividade dos negócios, uma vez que facilita construir, montar e remontar elementos de negócio para aproveitar, com maior agilidade, as oportunidades de mercado e responder a ameaças com maior resiliência e rapidez. Especialmente, num contexto de era digital acelerada, dinâmica e pouco previsível.
Com estas 4 tendências, a tecnologia deixa de ser apenas um meio e passa a ser um elemento de diferenciação e estratégia das empresas. Afinal, a aceleração digital está como o grande foco para 69% dos conselhos de administração de grandes empresas, segundo o Gartner, consultoria de tecnologia. Ademais, 83% dos CIOs apontaram a entrega de novos produtos e serviços digitais como principal prioridade para alcançar clientes e cidadãos. Assim, fica claro como a digitalização tornou-se essencial para diversos segmentos, inclusive até os mais conservadores.
Andréia Rengel, CEO da AMcom.