Estudo da Liga Ventures mostra a evolução das retailtechs focadas na experiência do cliente no país. Ao todo foram mapeadas 174 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de entregar melhores soluções e produtos para os consumidores e fazer com que sua jornada de compra seja positiva e satisfatória.
O levantamento aponta que elas estão divididas em nove categorias, como comunicação e relacionamento com o cliente (28%); análise de dados (18%); experiência do cliente (12%); chatbots (12%); fidelização do cliente (10%); cupons e cashback (9%); pesquisa de satisfação (4%); shoppers (4%) e prospecção de clientes (3%).
Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 21% delas foram criadas entre 2020 e 2024. Já as principais categorias de retailtechs focadas em CX ativas fundadas de 2020 a 2024 foram comunicação e relacionamento com o cliente (22%); análise de dados (17%); experiência do cliente (17%); chatbots (14%) e shoppers (8%).
"O setor varejista passou por uma forte corrida pela digitalização nos últimos anos e agora vive uma nova fase: trabalhar a hiperpersonalização da jornada do cliente, chave para ganhar a competição cada vez mais acirrada. Isso fica mais latente em períodos estratégicos como a Black Friday. As retailtechs tiveram um protagonismo nesse cenário. Se já percebíamos um crescimento acentuado no uso de dados, agora vemos uma ampla adoção de inteligência artificial pelas startups ligadas à experiência no cliente, que já chega a 30%. Outro reflexo disso é o crescimento recorde de investimento em startups da área, que cresceu 177% em relação ao ano passado", analisa Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures.
O estudo mostra também que 52 das startups analisadas aplicam inteligência artificial em suas soluções com o intuito de operar chatbots e assistentes virtuais, fazer recomendações personalizadas, análise de sentimento, automação de marketing, visual search e customização de produtos.
Sobre os investimentos no setor, foram realizados 40 deals entre janeiro de 2022 e novembro de 2024 – 15 deles apenas esse ano, que movimentaram cerca de R$ 541 milhões. As startups de fidelização do cliente (70%) e comunicação e relacionamento com o cliente (11%) tiveram a maior participação no montante total investido no período.
O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (49%), seguido por Minas Gerais (11%), Paraná (8%), Santa Catarina (9%), Rio de Janeiro (6%), Rio Grande do Sul (4%), Bahia (2%), Alagoas (2%), Ceará (2%), Distrito Federal (1%) e Goiás (1%).
Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das retailtechs mapeadas, onde 50% são emergentes, 24% estão estáveis, 14% são nascentes e 12% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se API (43%), Data Analytics (33%), Inteligência Artificial (29%), Big Data (25%) e Chatbot (20%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 80% das startups têm como foco o mercado B2B.
Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.