A Pointsec, empresa norte-americana de soluções de segurança da informação, está investindo para iniciar uma operação no mercado brasileiro, através da Corptec, distribuidora especializada no segmento, com sede em São Paulo.
Segundo o presidente da empresa, Thomaz Blitz, o objetivo é explorar o mercado das empresas que precisam se adequar à Lei Sarbanes Oxley, aos protocolos DPA do Reino Unidos e do European Union Directive, entre outros.
Explicou que a empresa tem como mercados principais os segmentos de finanças, empresas globais e de defesa, tendo o FBI, o Departamento de Defesa e o da Marinha norte-americanos entre seus clientes. Ela faturou US$ 678 milhões no ano de 2004, registrando taxa de crescimento de 60% naquele período, informou o executivo.
A Pointsec tem sedes nos Estados Unidos e Suécia e conta com centros de suporte técnico e administrativo em vários paises, e agora, de acordo com Blitz, pretende investir na América Latina, e em particular no Brasil, onde já conta com uma base instalada em empresas como Astra Zeneca, Scania, Volvo, Ericsson, entre outros.
As soluções da Pointsec envolvem tecnologias de criptografia para PCs, notebooks, PDAs, smartphones com padrão Symbian e mídias removíveis, ou seja, uma mesma solução para qualquer plataforma que o usuário estiver usando.
Corptec
A Corpetc, além da linha de produtos da Pointsec, trabalha também com a SecureWave, solução de controle de portas USB/Bluetoth/WiFi que protege a entrada e saída dos dispositivos para evitar a captura de informações sensíveis; com a AvanTail, solução de acesso remoto via VPN/SSL através de um aplliance; a QualysGuard, também um aplliance que faz o gerenciamento de vulnerabilidades da rede de uma empresa e a ContentKeeper, filtro de conteúdo web que não necessita de um servidor, como soluções de outros fornecedores.