Segurança é sempre uma palavra-chave nos projetos de TI. Hoje, atrelados aos dados confidenciais das organizações, estão valores intangíveis como a marca e reputação. Por isso, cada vez mais os sistemas de segurança devem ser eficientes e capazes de gerar alertas para as equipes ao menor movimento suspeito. Esse tipo de procedimento torna-se ainda mais necessário considerando que a maioria dos ataques e fraudes partem de dentro das organizações, ou seja, de pessoas autorizadas a ter acesso aos sistemas.
Por isso, a Ativas passa a oferecer aos seus clientes a tecnologia SIEM (Security Information and Event Management), da ArcSight, que utiliza internamente, em seu data center. O sistema registra tudo que acontece nas plataformas de TI corporativas e de segurança da informação, ajudando a atuar preventivamente nos possíveis ataques e fraudes.
"A Ativas tem como premissa oferecer aos seus clientes tecnologias de ponta. Identificamos o SIEM como a solução mais completa e eficiente para gerenciamento de eventos de segurança da informação", afirma Antônio Phelipe, CTO da empresa. Segundo ele, a solução permite a rápida visualização de possíveis ataques à rede, com relatórios completos e detalhados de ações de usuários. A solução pode ser totalmente customizada para o ambiente de cada cliente, considerando as especificidades de seu negócio.
O SIEM facilita o processo de investigação de ataques e a exploração dos eventos, reduzindo o tempo de resposta. Para realizar a monitoração de segurança da informação, a tecnologia possui agentes específicos para cada tipo de dispositivo – estação de trabalho, firewall, servidores, sistemas operacionais, aplicações, equipamentos de rede, plataformas de armazenamento, incluindo o monitoramento de eventos de sistemas de controle de acesso físico, para correlacionar um evento de acesso com a localização da pessoa na empresa.
A monitoração é contínua, com operações 24×7. "As vantagens do outsourcing de segurança são inúmeras, a começar pela qualidade técnica dos nossos profissionais de TI, altamente preparados para utilizar soluções complexas como essa", ressalta Phelipe, lembrando que os custos para este tipo de investimento são bem melhores num processo de terceirização.
- Segurança