Hospital investe R$ 300 mil em dispositivos móveis com acesso ao prontuário eletrônico

0

O Hospital Samaritano, localizado no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo, completou 118 anos de serviços prestados em janeiro. Ele dispõe de 313 leitos e em 2010 realizou quase 1,5 milhão de atendimentos, entre exames, partos, cirurgias e internações. A instituição vem investindo em TI para promover melhores práticas de assistência aos pacientes, entre os quais a utilização de dispositivos móveis, como tablets e notebooks, com total acesso ao prontuário eletrônico e certificação digital.

O ambiente de gestão hospitalar foi instalado pelo Samaritano em abril de 2009, mas antes do novo projeto, os terminais de acesso ao sistema ficavam apenas nos postos de enfermagem, nos consultórios médicos e nas farmácias, uma dinâmica um tanto quanto estática, porque para o corpo de enfermagem cuidar do paciente e realizar os controles era preciso que o profissional fosse até o leito anotasse todas as informações do paciente, como dosagem de remédios e histórico de internação, e voltasse ao ponto de apoio para lançar os dados no sistema. Os médicos só poderiam consultar essas informações através de seus computadores nos consultórios ou no posto de enfermagem.

Com um investimento de R$ 300 mil, o complexo realizou a implantação da tecnologia móvel, que permite a atualização dos dados no prontuário eletrônico já na beira dos leitos, conferindo maior rapidez e segurança para a atividade assistencial. Como se o posto de enfermagem estivesse dentro de cada leito. Os produtos foram escolhidos por serem destinados ao uso profissional e com configuração específica para o ambiente hospitalar, em razão do controle de infecção hospitalar.

Os tablets da empresa Motion são utilizados em algumas unidades de internação e nas Unidades de Terapia Intensiva, espaços menores e que requerem maior mobilidade, e na Farmácia, para atividades mais específicas, como conferência de medicamentos e orientação dos pacientes de maneira dinâmica na hora da alta. Já os notebooks Dell são utilizados em algumas unidades de internação, ou seja, áreas maiores, onde há necessidade de se atender vários leitos em uma única saída do posto de enfermagem.

O gerente executivo de TI do Hospital Samaritano, Klaiton Simão, explica que entre os motivos para a escolha pelos tablets da Motion está a viabilidade técnica de rodar o aplicativo de gestão hospitalar utilizado pelo hospital desde 2007. "Optamos pelos tables da Motion principalmente porque eles rodam Windows. Nosso aplicativo de gestão hospitalar não tem uma versão para a plataforma Android ou para IOS por exemplo, então tivemos que considerar como requisito imprescindível que os sistema operacional dos dispositivos fosse Windows", informa Simão.

Ainda de acordo com o gerente, a escolha por adaptar o dispositivo à aplicação foi acertada, pois assim economizou-se tempo e dinheiro. "A utilização dos dispositivos após a implementação foi muito rápida, pois já tínhamos toda a estrutura de rede sem fio montada e todos os colaboradores já estavam treinados para usar o sistema de gestão, que não foi trocado. Basicamente, passamos por um treinamento para a utilização dos tablets e dos notebooks, e em uma semana estava tudo já bem encaminhado. A rede de internet sem fio, que atende todo o hospital, e o sistema de gestão foram fundamentais para implantar os equipamentos", pontua.

A intenção do hospital é que até o fim deste ano todas as unidades de internação, que contam com 313 leitos, passem a utilizar os dispositivos móveis. "Além da conferência do medicamento na farmácia e no posto de enfermagem, com estas ferramentas a equipe passou a verificar pelo sistema se aquele medicamento e dosagem estão sendo aplicados no paciente e no horário corretos, por meio de um código de barras presente na pulseira do paciente", explica o gerente.

O hospital também pretende investir na questão da segurança da informação, que é uma questão de muita importância, de acordo com o gerente é uma grande vulnerabilidade, por conta exatamente dessas tecnologias de mobilidade que trás um paradigma novo para o pessoal de TI, "é muito mais difícil administrar a segurança da informação hoje do que dois ou três anos atrás". "Porque hoje tudo é móvel, virtualizado, por isso a segurança é uma prioridade aqui", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.