A Leo Madeiras, fornecedora de artefatos e ferramentas para a indústria de marcenaria, iniciou em dezembro de 2012 um projeto de implementação de dois appliances Palo Alto Networks na matriz e Centro de Distribuição, localizados no bairro da Lapa, na capita paulista. Em 2013, o projeto evoluiu e foram instalados mais dois firewalls no Data Center utilizado pela companhia, em Tamboré (Barueri).
Com uma rede geográfica WAN (Wide Area Network) que interliga 75 localidades e 1.600 usuários, a Leo Madeiras tinha a necessidade de integrar a plataforma de segurança com o AD – Active Directory (com os usuários finais). A plataforma da Palo Alto Networks possibilitou essa integração e foi além, permitindo a criação de grupos de usuários de diferentes perfis e necessidades de acesso.
"Graças aos firewalls de próxima geração da fabricante conseguimos criar grupos diferentes de usuários e de acesso, mantendo o controle de toda a rede. A área de Marketing, por exemplo, precisa ter acesso às redes sociais e, portanto, permitimos a este setor em específico, porém com total controle e segurança", declara Bruno Verussa, CISO da Leo Madeiras.
Além disso, a plataforma gera relatórios críveis e detalhados e permitiu a obtenção da visibilidade da rede, promovendo um trabalho mais pró-ativo e melhor planejado por parte da equipe de TI, composta por 30 pessoas. "Com a plataforma Palo Alto Networks conseguimos criar de forma simples regras e políticas de segurança. Não temos mais retrabalho com isso, agora quando fazemos novas políticas de segurança, elas funcionam e ainda são fáceis de operar e gerenciar", enfatiza Verussa.
Os firewalls da próxima geração contemplam a segurança de dispositivos móveis e permitem acesso seguro à distância. "A infraestrutura para assegurar o controle dos dispositivos móveis esta plataforma já dispõe, porém precisamos ainda definir alguns processos internos para ofertar mais recursos de mobilidade completa. Mas esse será o próximo passo", conclui.