Investir em tecnologias digitais como forma de aumentar a produtividade e a competitividade de seus negócios será uma das preocupações dos executivos brasileiros neste ano, de acordo com pesquisa feita pela Accenture com 1.041 líderes de 20 países em todo o mundo, inclusive o Brasil.
A computação em nuvem (cloud computing) foi citada como a tecnologia utilizada de forma intensa por 24% dos diretores executivos brasileiros, contra 19% da média mundial. E de forma moderada por 28% contra 26%. Os mais otimistas em relação ao uso desta tecnologia são, pela ordem, os empresários de Cingapura (41%), China (40%), Canadá (39%) e dos Estados Unidos (30%).
Em relação à importância do comércio eletrônico para os próximos 12 meses, a expectativa dos CEOs brasileiros também é superior à média mundial: 26% contra 23% dos entrevistados consideram a plataforma extremamente importante, mas, fica bem abaixo da de empresários chineses (51%), canadenses (39%) e espanhóis (31%).
No segmento "machine to machine" (transação de dados ou de valores feita máquina a máquina), 22% dos entrevistados brasileiros consideraram extremamente importante seguir com o crescimento da tecnologia digital, contra 18% na média global, mas 43% dos executivos brasileiros consideram moderadamente importante o crescimento nesse segemento, contra 32% da média mundial.
Já na utilização das mídias sociais para se relacionar com clientes, 25% dos CEOs brasileiros consideram a tecnologia digital extremamente importante para melhorar o relacionamento e atender com agilidade as demandas dos clientes. A média global é de 19%. Os dados mostram uma adesão maior de alguns países às redes sociais: empresários canadenses e japoneses (33%), chineses (31%) e turcos (30%) indicaram acompanhar essa tendência em seus países.
Resultados mundiais
Segundo o estudo, 59% dos CEOs entrevistados apostam na garantia da eficiência de processos e redução de custos para geração de receita, tendo como aliado o investimento digital. Para 69% deles a contribuição digital irá melhorar a eficiência de suas operações e 61% dizem que irão incrementar a experiência de seus clientes. Mais da metade (52%) dos entrevistados em todo o mundo espera uma transformação completa de sua indústria, relacionado ao uso de tecnologias digitais.
No entanto, enquanto suas estratégias de negócios estão focadas no crescimento por meio de novos produtos, mercados e novos clientes, a maioria (59%) dos executivos diz que seus investimentos em tecnologia digital são voltados atualmente para a busca de eficiência nos processos e redução de custos.
O estudo indica ainda que apenas 31% dos executivos investem em tecnologias digitais para encontrar novas oportunidades de crescimento e para transformar a experiência do cliente.