O impacto da transformação digital nas empresas de software

0

Com o declínio das incertezas globais, as empresas estão redobrando os investimentos em TI à medida que antecipam o crescimento da receita, diz recente estudo do Gartner. O estudo destaca o software como o principal mercado em ascensão em 2020, alcançando um crescimento de 10,5%. Neste contexto, associado às novas tecnologias que emergem em um ritmo acelerado e aos modelos de negócios que evoluem continuamente, torna-se imperativo que a indústria de software seja a grande protagonista dessa história.

No Brasil, as organizações brasileiras estão atentas à importância deste momento. De acordo com pesquisa encomendada pela SAP, localmente, 56% das empresas pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital nas empresas. E os desenvolvedores de software e integradores têm um papel crucial neste processo, já que serão em grande parte, os responsáveis por suportar essa inovação. A indústria de software deve se transformar primeiramente para então oferecer a transformação digital para o seu cliente final, lá na ponta.

Transformação digital nas empresas de software: crescer ou morrer

Pode parecer alarmante, mas a verdade é: ou a empresa de software adere a essa revolução tecnológica que está acontecendo cada vez mais rapidamente, modernizando-se e acompanhando a nova indústria, ou ficará no meio do caminho.

Os desafios são vários e passam principalmente por 3 pilares:

1. Inovação tecnológica: que abrange desde a maneira como a empresa costumava desenvolver seu software (passando por linguagem, modelo nuvem e on premise, uso de containers e micro serviço, etc.) até o processo atual, que contempla a aderência do software a tendências como Big Data, Internet das Coisas, Machine Learning, entre outras.

2. Modelo de negócio: que evolui de um modelo de licenças para o de assinatura mensal, mudando o fluxo de caixa do fabricante do software e do cliente final, já que sai de um modelo Capex para Opex, além de exigir novas técnicas de vendas SaaS, como a criação de uma verdadeira máquina de vendas.

3. Velocidade: a agilidade que a empresa terá para sair na frente e conquistar o mercado passa a ser essencial. E normalmente o empresário esbarra no orçamento disponível para investir em crescer. É aí que entra o universo dos investidores (Venture Capitals, Angels, etc.). Crescer apenas com o dinheiro do bolso tornou-se muito mais difícil porque o mercado não tem mais este tempo – ou ele será engolido por uma grande corporação ou a necessidade já terá mudado quando a empresa alcançar a escala necessária e ele estará obsoleto.

Há ainda um outro agravante: como conduzir este processo? Essa camada, a do fabricante de software, é carente de conteúdo. Não há hoje um canal, um evento, que fale diretamente com essas empresas.

Não existe tampouco uma solução mágica para a alavancagem da transformação digital nas empresas, mas sim um conjunto de ações que passam pelos pilares comercial, técnicos em captação e de aceleração do negócio. Ao aderir a essas diretrizes, as empresas de software e integradores adquirem, na mesma proporção, maior vantagem competitiva, alinhamento com as novas tecnologias digitais que contribuem para aprimorar o desenvolvimento de produtos e serviços, além de maior segurança e agilidade para tomar decisões no dia a dia.

Estamos falando na verdade de um processo, que deve ser constante, mas também muito veloz. Como referência: todo o histórico de evolução dos últimos dez anos deve agora ocorrer novamente, mas em três anos apenas, e assim sucessivamente.

O amadurecimento do Brasil na transformação digital

O Brasil e a América Latina estão sempre um ou dois anos atrás dos Estados Unidos. No entanto, da forma como a tecnologia e as informações estão cada vez mais globalizadas, esse delay tende a diminuir cada vez mais. A infraestrutura brasileira ainda é um gargalo, com atrasos em relação à conectividade, 5G, 4G, que demoram mais para chegar e que são responsáveis por habilitar todas essas novas tecnologias associadas à transformação digital.

Indústrias inteiras serão reescritas. O segmento de logística está sendo reinventado por meio de aplicativos, a área bancária passa por um forte processo de digitalização, provavelmente os próximos serão os setores de seguros, saúde e imobiliário. Estamos em um momento de transformação digital de mercados tradicionais. E o Brasil, como grande mercado potencial que é, passa a ser uma das maiores apostas em todo o mundo.

Ricardo Brandão, CEO da Sky.One.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.