A Mastercard anunciou essa semana que está trabalhando com novas tecnologias que trarão melhorias para os pagamentos por aproximação. As novas especificações do Enhanced Contactless (Ecos) ajudarão a garantir que à medida que o cenário digital evolui e novas tecnologias são introduzidas – como é o caso da computação quântica – as transações por aproximação estarão preparadas com sua tecnologia, para garantir que os consumidores tenham os mesmos níveis altos de segurança e conveniência que possuem hoje.
A demanda por formas de pagamentos mais rápidas, convenientes, seguras, e cada vez com menos atritos para o consumidor, impulsionou os consumidores a aderirem em suas rotinas a tecnologia dos pagamentos por aproximação, dados internos, nos comprovam que essa tendência continuará a crescer daqui para frente. Em números, a adesão aos pagamentos por aproximação, no terceiro trimestre de 2020, representando 41% das transações de compras pessoais em todo o mundo, uma expansão de 30% em relação ao ano anterior.
"A tecnologia dos pagamentos por aproximação é o presente e o futuro dos pagamentos presenciais", afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. "O ano de 2020 trouxe uma rápida aceleração da transformação digital e reforçou a importância das soluções digitais – como a tecnologia dos pagamentos por aproximação – para ajudar a atender às nossas necessidades diárias. Conforme o ecossistema continua a evoluir, mais dispositivos conectados e a Internet das Coisas criarão mais demandas dos usuários e uma necessidade ainda maior de inovação contínua dos players do setor para construir uma capacidade de próxima geração, ajudando a garantir que a tecnologia jamais ultrapasse a confiança".
Há anos a Mastercard vem liderando essa transição para os pagamentos por aproximação e desenvolvendo especificações como a Ecos para apoiar os esforços de padronização do setor e para ajudar a garantir que todo o ecossistema se beneficie de níveis mais altos de segurança com as soluções de ponta da companhia.