O V1, empresa de mobilidade urbana por app do Grupo Águia Branca, anuncia investimento de R$ 100 milhões, visando à renovação e ampliação da frota, assim como inovações tecnológicas, incluindo usabilidade, novas funcionalidades e melhoria na experiência do cliente.
Os investimentos são justificados pelas positivas prospecções para o setor, que deve crescer em 15% somente durante o verão, comparado ao ano anterior, segundo a ABLA. As estatísticas detalham que viagens turísticas de lazer e negócios somaram 48% da demanda em 2022 e permanecerão em alta neste ano.
"O turismo intensifica a necessidade de mobilidade e o consumidor prioriza alternativas flexíveis e econômicas. Os serviços de aluguel e assinatura 100% digitais via aplicativo proporcionam agilidade e menos dores de cabeça, uma vez que toda a burocracia de comprar e manter um automóvel é responsabilidade da empresa, e não do cliente", explica o diretor de negócios do V1, Leonardo Balestrassi.
Custos logísticos: solução de frota terceirizada para empresas
O V1 promove o serviço de locação especializado para pessoas jurídicas, com a possibilidade de migrar o uso de veículos próprios para terceirizados, reduzindo os custos, e sem precisar se preocupar com a manutenção e inutilização dos veículos nos períodos de baixa demanda.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Sebrae com empresas de pequeno, médio e grande porte, revelou a porcentagem, do gasto médio que as empresas têm com logística. As empresas pequenas têm gasto médico de 6,6% em relação ao faturamento anual, enquanto as médias consomem 6,1% e as grandes 7,5% da receita. Vale lembrar que frota própria exige infraestrutura para guardar os veículos.
"As empresas têm reconhecido os benefícios do aluguel de frota terceirizada. O time de soluções do V1 disponibiliza um sistema de gestão inteligente de carros e vans. Dentre os serviços propostos, oferecemos estações dedicadas exclusivamente às empresas, transporte de pessoas e gestão de viagens. A terceirização de frota tornou-se uma opção para gestores que buscam praticidade e economia, já que possui custos previsíveis acordados de antemão e carros disponíveis para substituição a qualquer momento, evitando, assim, que a empresa tenha capital parado", explica o diretor.
V1 fecha 2022 com faturamento recorde de R$ 100 milhões
O V1 encerrou 2022 com o maior faturamento de sua história, R$ 100 milhões, montante 62% superior ao de 2021. Em relação à frota, houve um crescimento de 20% no mesmo período. "A estratégia na localização das estações e os modelos dos veículos são pontos essenciais para atender às necessidades dos clientes e, assim, avançar a cada ano", finaliza.
No total, foram realizados 35.372 aluguéis e 1.650 assinaturas no Brasil, com alcance de 11.850 clientes. A expectativa de atendimento para o serviço de locação neste ano chega perto da ocupação total das frotas, sendo 80% para Curitiba (PR) e 75% para Vitória (ES). "Projeto que 2023 será um ano positivo para os modelos de negócio de locação e assinatura de veículos.
A compra de carros no Brasil implica em arcar com juros altos e não enxergamos previsão de baixa desses encargos. É essa incerteza de redução de juros que nos convence de excelentes resultados em 2023. O brasileiro não quer pagar por um bem de uso contínuo com valores de entrada altos que irá depreciar. As modalidades de assinatura e locação são alternativas para usufruir de um veículo e de mobilidade urbana, sem entrada, juros de financiamento e com a certeza do investimento", finaliza Leonardo.