A compra da Business Objects pela SAP em outubro de 2007 por cerca de US$ 6,8 bilhões mostra que a companhia alemã acertou em cheio. No ano passado, a divisão de business intelligence (BI) já representou 21% do total das receitas da SAP na região da América Latina e cerca de dois terços do crescimento de 20% na receita mundial com software e serviços relacionados. O faturamento da empresa foi de 11,52 bilhões de euros.
Em 2008, a SAP Business Objects registrou receita 43% superior na América Latina. No Brasil, a empresa obteve aumento de 44% nas receitas com licenças de software, sendo de 49% na área BI, de 19% no segmento de business user e de 11% nas soluções de Enterprise Performance Management (EPM) e governança, risco e conformidade (GRC). Com isso, 22% da receita total da SAP no Brasil veio da Business Objects. A empresa não divulga números regionais.
De acordo com John Schwarz, membro do conselho da SAP AG e CEO da SAP Business Objects, quando a SAP comprou a Business Objects, dos 45 milhões de clientes, apenas 5 milhões tinham o produtos de ambas as empresas, volume que saltou para cerca de 10 milhões em um ano.
Levando esse avanço em consideração, a SAP Business Objects prevê um grande mercado em potencial para atuar no Brasil. Emilio Mariño, vice-presidente sênior da SAP Business Objects para a América Latina, aponta que dos atuais 1,8 mil clientes da SAP no Brasil, cerca de 1,5 mil ainda não têm soluções de BI implantadas, o que representa uma grande oportunidade de crescimento dentro da própria base instalada.
"Esperamos crescer fortemente nessa base, mas também queremos vender BI para clientes de nossas concorrentes. Esperamos atingir um bom nível de crescimento neste ano nas regiões da América Latina e Brasil", revela o executivo.
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