Usuários de redes sociais devem ultrapassar 800 milhões em 2012

0

Até 2012, o número de usuários das redes sociais deve ultrapassar 800 milhões em todo o mundo e o tráfego na internet alcançará 20 mil petabytes por mês (cada petabyte corresponde a 1024 terabytes e um terabyte corresponde a 1024 gigabytes), de acordo com novo estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM, denominado "Transformando o Papel da Indústria de Telecomunicações".
Segundo o levantamento, em junho do ano passado, este público já representava cerca de dois terços dos usuários de internet no mundo.
A previsão é que 90% do consumo de banda larga do tráfego da internet seja direcionado para as redes sociais nos próximos três anos. Entre as ferramentas que devem apresentar maior crescimento neste período estão TV pela internet, com aumento de 104%, comunicações por vídeo, 44%, games, 30% e VoIP, 24%.
Esse cenário, ainda de acordo com o relatório da IBM, permite que empresas como a Skype e o Google apresentem modelos de negócios diferenciados. Além de tradicionais fornecedores, essas companhias oferecem um conjunto de ferramentas e aplicativos de comunicação, que vão desde mensagens instantâneas até serviços de colaboração mais complexos.
O estudo aponta que as redes sociais já estão sendo utilizadas para prover a interação entre empresas, clientes e parceiros de negócios. Entre os dados, 69% dos profissionais utilizam aplicativos para aumentar a colaboração, 55% para tornar mais ágil o tempo de resposta e outros 36% pretendem diminuir os custos de TI com o uso dessas ferramentas.
"Com a evolução da web, os fornecedores de telecomunicações passam a atuar como provedores de serviços de plataformas abertas na internet. Todo esse processo é estratégico para os negócios e impacta diversas áreas, como ofertas de produtos e serviços, skills [conhecimentos], plataformas, modelos de receita e mercado", disse Manzar Feres, diretora da área de telecomunicações da IBM para América Latina.
Ainda segundo o estudo, os internautas estão mais atentos e exigentes às novidades e facilidades que a web oferece. Entre os principais interesses estão sites como Facebook e MySpace, atendendo seus objetivos de colaboração, principalmente para contatos pessoais. De acordo com os entrevistados, 69% usam essas ferramentas para interagir com amigos e familiares, 65% trocam mensagens com parentes distantes, 47% tentam localizar amigos que perderam contato e 29% buscam informações sobre músicas e bandas.
Com isso, cada vez mais a web será utilizada para compartilhar vídeos, fotos e outros conteúdos multimídia que permitem enriquecer a experiência dos usuários. Este aumento de interatividade desperta o interesse do internauta em usar ainda mais a web no seu cotidiano e desafia as organizações a desenvolverem serviços diferenciados.
"Sistemas de telecomunicações eficientes são aqueles que, além de oferecer conectividade básica, permitem que indivíduos, organizações e comunidades interajam e se comuniquem rapidamente. Adaptando novas funcionalidades às redes sociais, as empresas podem desenvolver ferramentas para fomentar a inovação no seu próprio negócio. Com isso, é possível aumentar a eficiência e a produtividade, além de reduzir custos", complementou a executiva da IBM (veja mais sobre redes sociais em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.