A desaceleração econômica mundial teve um impacto significativo sobre a indústria de celulares, que registrou uma queda nas vendas de 4,6% no quarto trimestre do ano passado, totalizando 314,7 milhões de unidades embarcadas, de acordo com dados do Gartner.
Segundo levantamento feito pela consultoria, todos as cinco principais fabricantes – Nokia, Motorola, Samsung, LG e Sony Ericssom – registram declínio nas vendas no período.
"Os telefones celulares têm sido tradicionalmente um dos produtos mais consumidos no Natal. No entanto, no quarto trimestre de 2008 os consumidores estavam preocupados em assumir o contrato associado à maioria dos produtos vendidos no mercado", avaliou Carolina Milanesi, diretora de pesquisa para dispositivos móveis do Gartner.
De acordo com a analista, tanto os mercados considerados maduros quanto os chamados emergentes apresentaram vendas mais baixas no período. As vendas para os canais de distribuição foram de 297,3 milhões de unidades no quarto trimestre, enquanto que as vendas para os usuários finais ficaram em 314,7 milhões de unidades.
O Gartner frisou que esta é a maior diferença registrada desde o início da medição do desempenho da indústria de celulares, em 2001. A consultoria avalia que essa disparidade decorre do fato de os canais de vendas terem reduzidos seus estoques devido à retração na demanda.
"Os esforços para reduzir os estoques serão intensificados neste primeiro trimestre e prosseguirão no segundo trimestre. No segundo semestre os canais terão de começar a reabastecer o estoques, e isso vai ajudar nas vendas", disse Carolina, ressaltando que isso, porém, não marcará a recuperação do mercado e que a expectativa é de que a demanda não se estabilize antes de 2010.
No ano passado, o mercado teve um crescimento de 6%, totalizando vendas de 1,22 bilhão de aparelhos. A Nokia se manteve na liderança com 38,6% de participação de mercado e fechou o ano com vendas de 472,3 milhões de aparelhos. A Samsung subiu uma posição e ocupou o segundo lugar no ranking com vendas de 199,1 milhões e market share de 16,3%, desbancando a Motorola que encerrou 2008 com representatividade de 8,7% e vendas de 106,5 milhões.
Outra que ganhou uma posição no ano passado foi a LG, que saltou para quarto lugar no ranking ao vender 102,5 milhões de aparelhos e obter participação de mercado de 8,4%. Quem perdeu o quarto lugar para a LG e agora aparece em quinto na disputa foi a Sony Ericssom que fechou o ano passado com vendas 93,4 milhões de unidades e participação de 7,6%.
- Retração nas vendas