Segurança com o 5G preocupa oito em cada 10 empresas, diz estudo da Accenture

0

As empresas acreditam que o 5G será a maior revolução já feita no desenvolvimento das redes de dados, mas ainda têm preocupações com a segurança da tecnologia, de acordo com os resultados de um estudo global da Accenture. Com base em uma pesquisa com mais de 2,6 mil tomadores de decisão de negócios e tecnologia em 12 setores de mercado na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, quatro em cada cinco entrevistados (79%) acreditam que o 5G terá um impacto significativo em sua organização – incluindo 57% que acreditam que será uma tecnologia revolucionária.

No entanto, esse otimismo não elimina as preocupações de segurança em torno do 5G, que cresceram em comparação com o ano passado. Especificamente, mais de um terço (35%) dos participantes da pesquisa recente expressou preocupações em relação à segurança do 5G, em comparação com 32% na pesquisa do ano passado. Além disso, mais de seis em cada 10 entrevistados (62%) na pesquisa recente expressaram temores de que o 5G os torne mais vulneráveis a ataques cibernéticos, e as empresas acreditam que a maior parte do risco começará no nível do usuário, seja por meio dos dispositivos ou de pessoas.

A pesquisa sugere que as empresas estão pensando em como lidar com esses desafios, com três quartos (74%) dos entrevistados dizendo que esperam redefinir políticas e procedimentos relacionados à segurança à medida que o 5G surge.

Custos e perspectivas do 5G

O custo de acomodar as mudanças que o 5G trará também é uma preocupação para os gestores de empresas. Em particular, o custo da operacionalização do 5G é um tópico importante, e quatro em cada cinco entrevistados (80%) acreditam que o custo do gerenciamento de sua infraestrutura e aplicativos de TI aumentará. Enquanto isso, quase um terço (31%) ainda acha que o custo inicial da implementação do 5G será muito alto.

Além disso, o estudo descobriu que as empresas estão começando a perceber que precisam de suporte externo para aproveitar todo o potencial da 5G. Por exemplo, quase três quartos (72%) dos entrevistados disseram que precisam de ajuda para imaginar as possibilidades futuras de soluções conectadas com 5G, e a porcentagem de empresas que esperam desenvolver aplicativos 5G internamente caiu no último ano, de 23 % na pesquisa do ano passado para 14% este ano.

Os resultados da pesquisa indicam que, apesar dos desafios do 5G, o futuro parece promissor para as empresas que adotam esta tecnologia, com as empresas reconhecendo globalmente seu enorme potencial. Os benefícios são numerosos e a conscientização deles está crescendo. Por exemplo, 85% dos entrevistados disseram que esperam que o 5G dê suporte ao trabalho de funcionários remotos nos próximos quatro anos, acima dos 68% que disseram o mesmo na pesquisa do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.